Após a I/O desta ano, a Google implementou no Gboard para Android uma funcionalidade para escrita em código morse.
Se até agora esta era uma opção exclusiva do sistema da Google, foi agora anunciada a sua chegada ao iOS.
Apresentada após o Google I/O, a opção de escrita em código morse foi inicialmente introduzida na versão beta da aplicação para Android do Gboard. Embora seja um modo pouco usual de introduzir texto, esta é uma forma de permitir às pessoas com limitações físicas comunicarem.
Quando ativada, esta opção apresenta uma interface com um ponto e um traço que, ao serem premidos segundo certos padrões, ativam a sugestão de palavras conforme o que se está a comunicar.
De forma a introduzir as pessoas neste tipo comunicação alternativa, a Google apresentou ao mesmo tempo uma aplicação que garante ensinar as pessoas a utilizar código morse em cerca de uma hora.
Agora, após algum tempo de testes, a Google anunciou algumas melhorias a esta opção na versão Android, assim como a a sua chegada ao teclado Gboard disponível para iOS, mantendo o mesmo conceito.
Embora para muitos esta seja uma opção em grande valor acrescentado, a verdade é que é de elevada importância para os utilizadores com deficiência, visto que permite simplificar o modo de introdução de texto, assim como adicionar um controlador externo compatível de forma a que os comandos sejam dados fisicamente pelo utilizador.
Esta é então mais uma ação da Google para levar a possibilidade de comunicação a todos os tipos de utilizadores, apostando numa forma simples e funcional de introdução de texto.