Pplware

Descoberta mais uma falha do iOS no ecrã de bloqueio do iPhone

A cada nova versão do iOS é comum surgirem problemas com o ecrã de bloqueio. O acesso ao Siri tende a trazer problemas e acesso simplificado a áreas protegidas.

Um novo problema nesta área sensível do iOS foi apresentado, e mais uma vez é simples aceder a informação do utilizador com apenas um simples truque. As fotografias capturadas e as mensagens trocadas com qualquer contacto podem ser acedidas por qualquer pessoa.

Esta nova falha volta a mostrar a vulnerabilidade que o Siri pode representar ao estar disponível directamente no ecrã de bloqueio. Com apenas uma chamada a este assistente virtual, uma simples chamada FaceTime e uma sequência de toques no ecrã é possível aceder a todas as fotografias presentes no iPhone e a muito mais.

O processo não é complicado e em poucos minutos consegue ser aplicado em qualquer iPhone ou iPad, sendo apenas necessário o acesso físico ao equipamento, dispensando o código de desbloqueio ou a impressão digital do utilizador.

Mas esta falha representa um problema maior do que se possa pensar. Não é apenas o acesso à informação, mas sim o vasto leque de versões em que está presente. Dos testes feitos, foi possível perceber que existe na mais recente versão de testes, o iOS 10.2 e vai até à bem mais antiga versão 8 do iOS. Isto significa que o iPhone 4S ainda terá este problema e que a Apple terá de criar uma actualização para esta versão.

Para testar a falha apenas necessitam de aceder ao iPhone, perguntar ao Siri qual o número do smartphone ou o e-mail e realizar uma simples chamada FaceTime. Nesse ponto deve ser escolhida a opção de enviar uma mensagem customizada para rejeitar a chamada e, de seguida, activar o VoiceOver, usando para isso o Siri.

O passo seguinte é o mais complicado de todos e onde provavelmente vão ter problemas. Basta dar um duplo toque na caixa de texto e no teclado, até surgir a possibilidade de criar um novo contacto. É aqui dentro que vão ter acesso às fotografias.

A Apple já tomou conhecimento desta falha e irá, em breve, lançar uma correcção para o problema. Até lá, a única forma de se protegerem é desabilitando o acesso ao Siri no ecrã de bloqueio.

Exit mobile version