O iOS 11 foi apresentado e muito em breve poderá ser testado por todos. Esta nova versão do sistema operativo móvel da Apple trouxe muitas novidades, em várias áreas.
Como é normal nestes momentos, a dúvida sobre quais os equipamentos que vão conseguir receber esta versão instala-se em quem tem modelos mais antigos. A Apple já revelou quais os equipamentos que vão receber o iOS 11.
Esta nova versão do iOS vem terminar o suporte para aplicações de 32bits, como já se sabia, o que levará a que muitos equipamentos da Apple percam o suporte. Esta decisão não é nova e a Apple vinha a alertar para ela há já algum tempo.
Assim, o fim do suporte chega agora para o iPhones 5 e 5c, lançados em 2012 e 2013 respectivamente, e que são os próximos equipamentos a perder o suporte e as atualizações da Apple.
A lista completa dos smartphones da Apple que ainda vão ser suportados pelo iOS 11 pode ser vista abaixo e contempla os modelos mais recentes, desde o iPhone 5S até ao bem mais recente iPhone 7 e 7 Plus.
iPhone
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPhone SE
- iPhone 5s
Também no iPad há mudanças, mas aqui estas notam-se menos. O suporte é perdido para alguns modelos, mas as principais linhas mantêm-se com a capacidade de correr o iOS 11.
A lista destes equipamentos, que vão conseguir correr o iOS 11 pode ser encontrada abaixo e vai desde o iPad mini 2 até ao agora lançado iPad Pro de 10,5 polegadas.
iPad
- iPad Pro 12,9 pol. 2.ª geração
- iPad Pro 12,9 pol. 1.ª geração
- iPad Pro 10,5 pol.
- iPad Pro 9,7 pol.
- iPad Air 2
- iPad Air
- iPad 5.ª geração
- iPad mini 4
- iPad mini 3
- iPad mini 2
Por fim, e porque este equipamento ainda é usado, fica a lista de iPod Touch que vai ter suporte para o iOS 11. A lista é curta e suporta apenas um modelo.
iPod
- iPod touch 6.ª geração
Muitos não vão ficar satisfeitos, mas a atualização para o iOS 11 requer suporte que vários equipamentos deixaram de ter. Ainda assim, quando comparado com outros sistemas, a Apple continua a garantir atualizações para smartphones que em muitos casos estariam já abandonados.