A chegada do 3D Touch aos novos iPhones veio abrir portas para um conjunto de novas funcionalidades, criando novas interfaces e novas formas de interacção.
Mas como seria de esperar, o 3D Touch foi adaptado e muitos querem agora usá-lo para alargar ainda mais a sua utilidade. O problema é que a Apple não o quer, estando a rejeitar as aplicações que o usam como balança.
As primeiras aplicações que transformaram o 3D Touch do iPhone numa balança surgiram recentemente, mostrando que também este equipamento pode agora ser usado para pesar objectos.
São soluções que contrariam a utilização que a Apple quer que se dê ao 3D Touch, mas que na verdade cumprem aquilo a que se propõem.
Se o Plum-O-Meter, a primeira aplicação a surgir, está fora da App Store da Apple, começam agora a surgir outras, como o Gravity, que quer entrar no ecossistema Apple e estar na loja de aplicações.
Mas a Apple tem estado a rejeitar de forma directa estas aplicações e em concreto o Gravity, não permitindo que esteja disponível para os utilizadores do iPhone 6s e 6s Plus.
Não existe uma razão declarada para que o Gravity tenha sido rejeitado, mas Ryan McLeod, o seu criador, acredita que possa estar relacionada com vários factores.
We were—and still are—bummed to say the least, but we understand some of the reasons Apple might not be allowing scale apps at this time.
We understand that Gravity makes odd use of the API and 3D Touch sensor but know there are many published apps that use the iPhone’s hardware in novel ways
Em primeiro lugar a App Store está repleta de aplicações relacionadas com balanças, que na verdade nada têm a ver com o acto de pesar, até porque apenas agora existe essa possibilidade de forma indirecta.
Por outro lado a Apple poderá estar a querer proteger os seus equipamentos contra uma utilização indevida. Os sensores que detectam o 3D Touch apenas podem suportar pesos até 385 gramas, algo que facilmente se ultrapassa e que pode causar estragos ao hardware.
Não foi fácil a Ryan McLeod e à sua equipa criar o Gravity, uma vez que os sensores do 3D Touch apenas registam valores de força, que vão do zero até ao máximo, representado por 1.
A forma encontrada passa por calibrar a balança com um conjunto de moedas, dando ao Gravity a noção de peso, ajustando-o à sua escala.
Com a postura agora tomada pela Apple, dificilmente o 3D Touch passará a ter novas funções, mantendo-se apenas como interface. Pode não ser a posição mais correcta para muitos utilizadores, mas a Apple está apenas a zelar pela protecção dos equipamentos, evitando depois problemas com os utilizadores.