Cada vez mais os computadores, tablets e smartphones fazem parte integrante do nosso sistema educativo, quanto mais não seja porque através deles mais facilmente uma criança se motiva devido aos conteúdos lúdicos e animados.
Para além dos jogos e materiais didácticos, as crianças também começam já a utilizar estes equipamentos para ler. Mas quais serão os hábitos de leitura digital dos jovens?
Através do estudo Measuring Attitudes and Adoption of Digital Content for Kids and Teens, a Booknet Canadá criou um infográfico que define quais os hábitos de leitura das crianças e jovens.
Segundo o infográfico, 27% das crianças e 27% dos jovens estão actualmente a ler ebooks. Por sua vez, existem 41% de pais a lerem livros digitais. Relativamente aos jovens, a maioria prefere imprimi-los para depois ler, mas não muitos menos preferem ler directamente dos equipamentos.
Um dado interessante deste infográfico é a idade com que as crianças têm acesso a dispositivos que permitam download de aplicações. Os dados indicam que 36% das crianças têm entre 0 e 2 anos; 68% têm entre 7 e 8 anos e a grande maioria (78%) têm entre 11 e 13 anos.
Por sua vez, 43% dos pais, afirma ter aplicações de ebooks para as suas crianças, d0s 0 aos 13 anos, utilizarem.
No que respeita aos jovens, são 33% aqueles que fizeram download de aplicações relacionadas com livros digitais.
Outro dado pertinente vem mostrar que 14% dos pais consideram as aplicações como sendo uma outra forma de actividade de leitura.
Relativamente ao momento escolhido para se ler, as crianças e jovens anos utilizam-nas essencialmente quando estão aborrecidas.
No que respeita à utilização dos ebooks face a aplicações de entretenimento, 69% das crianças dos 3 aos 8, e 64% das crianças dos 9 aos 13, afirmam ter períodos de leitura regulares durante o dia, em vez de estarem a jogar nas aplicações.
Por sua vez, 55% dos jovens admite que os ebooks têm uma importância igual ou superior às outras formas de multimédia.
Estes dados são importantes para verificarmos que, nem só a componente de entretenimento cativa os jovens, no que respeita às novas tecnologias, mas que também há espaço para a leitura, através dos livros digitais. E quem diz a leitura, diz outros domínios e capacidades cognitivas como o cálculo, a lógica, a compreensão, etc., cujas aplicações estão cada vez mais preparadas para estimular.
Veja o infográfico completo, aqui.
Lê ebooks? Que opinião tem acerca da leitura digital pelas crianças e jovens?