A decisão da Huawei de criar um sistema operativo próprio acabou por render muito a est fabricante. O HarmonyOS libertou a marca da dependência de qualquer empresa e abriu a porta a muitas novidades.
O HarmonyOS é já uma realidade presente em muitos equipamentos da Huawei e cada vez mais um sucesso. Depois do sucesso da versão 2, a marca resolveu continuar os desenvolvimentos. Assim, a Huawei vai começar testes com o HarmonyOS 3 muito em breve
Foi na Huawei Developer Conference de 2021 que a gigante chinesa apresentou a primeira HarmonyOS 3. Esta mostrou muitas novidades e preparou o caminho para os programadores começarem a trabalhar nesta versão., ainda que numa fase inicial de desenvolvimento.
Na altura não surgiu qualquer versão para ser experimentada, mas isso muda agora em breve. Segundo fontes associadas à marca, a primeira versão beta será lançada até março deste ano, sendo totalmente usável.
A versão 3 do HarmonyOS continua os desenvolvimentos em torno dos mesmos 3 pilares criados na sua base. Quer assim criar inovação e novidades que podem ser usadas de forma transversal em todos os dispositivos, independentemente da sua função ou plataforma.
Esta é a filosofia que o HarmonyOS tomou na sua base e que a Huawei assumiu desde o início. Este não é um sistema dedicado a uma única plataforma e pode assim ser usado em qualquer dispositivo, desde um smartphone, um smartwatch, um tablet ou um PC.
Esta versão deverá depois ser avaliada e testada para criar uma versão final e estável para todos os dispositivos atualmente acessíveis. Com esta facilidade de ser usado de forma transversal, tudo fica mais simples para criar apps e outras soluções.
A Huawei continua assim a mostrar que está totalmente independente e que segue o seu caminho próprio. Conseguiu contornar todas as limitações impostas e manter o seu lugar de destaque num mercado cada vez mais competitivo.