A tecnológica chinesa Huawei poderá apresentar o seu sistema operativo próprio já durante esta semana. O Hongmeng OS, pode afigurar-se como uma alternativa ao Android da Google, mas não terá sido criado propriamente para o substituir. Agora, temos uma nova fonte a sugerir a sua apresentação muito em breve!
O Hongmeng OS é uma das figuras mais enigmáticas da atualidade tecnológica, mas o que trará de novo?
De acordo com a peça avançada pelo Global Times, uma publicação detida pela máquina estatal chinesa, a Huawei está a ultimar os preparativos para a apresentação. Ainda assim, esta fonte deve ser interpretada com algum grau de ceticismo. Veja-se, por exemplo, a postura anterior da tecnológica, mais comedida.
Hongmeng OS, ou Harmony OS? O “plano B” da Huawei
A primeira nomenclatura é a mais profusa no seu país natal, a China. No entanto, para os mercados internacionais seria adotado um nome diferente, por exemplo, Harmony OS. Ainda assim, até à data não temos uma confirmação oficial neste sentido. Aqui, temos apenas vários relatos, alguns contraditórios.
Já, por outro lado, algo que tem sido constante é a indicação de agosto como mês da apresentação. Para esse fim, a Huawei deverá aproveitar o certame dedicado aos programadores, a conferência que arranca a 9 de agosto, em Dongguan, na China. Aí, rodeada de programadores, a tecnológica poderá fazer o anúncio.
O Hongmeng OS, mais do que um substituto para o Android da Google, pode ser o arquiteto do ecossistema Huawei. Isto é, aponta-se-lhe uma aplicação transversal a smartphones, computadores, bem como outros dispositivos IoT. Veja-se, a esse propósito, o relato anterior da Reuters.
Substituir o Android da Google?
Perante o reatar das relações comerciais entre os EUA e a China, este cenário não será o primário. Contudo, o Hongmeng OS apresentar-se-á como “plano B”, ou alternativa viável caso a necessidade assim o exija. Já perante este novo quadro internacional, mais benévolo, credita-se agora que o seu papel seja secundário.
Isto não quer dizer que a empresa desistirá dele, muito pelo contrário. Com aplicações variadas, o Hongmeng OS deverá figurar numa versão especial do Huawei Mate 30 Pro. O terminal, abdicará excecionalmente do Android da Google para dar a conhecer ao mundo as capacidades do Hongmeng OS.
Por fim, aponta-se ainda um preço de venda ao público extremamente competitivo para esta variante. Até ao momento, o valor estimado é de 2000 yuan, ou cerca de 288 dólares, cerca de 258 euros. Agora, resta saber se a Huawei tenciona efetivamente apresentar este seu sistema operativo ao público.