A tecnológica chinesa e segunda maior fabricante mundial de dispositivos móveis prepara-se para o seu evento anual onde reúne com os programadores. Estamos a escassos dias do início da sua Developers Conference e entre as novidades temos a EMUI 10 da Huawei, provavelmente baseada no sistema Android Pie 9.0.
Será também a partir do dia 9 de agosto que a EMUI 10 começará a chegar aos seus dispositivos.
O grande anúncio foi agora partilhado na rede social chinesa, Weibo, confirmando também a data. Será, portanto, a 9 de agosto, tal como já havia sido previsto em ocasião anterior, que a tecnológica revelará diversas novidades. Entre elas, contamos também com mais informações em torno do seu Hongmeng OS.
Da EMUI 10 baseada no Android Pie ao Hongmeng OS
Agora que as tensões com os Estados Unidos da América amenizaram, a empresa pode concentrar-se nos dispositivos móveis, bem como no sistema operativo Android. Com efeito, a mesma já deu a saber que o Hongmeng OS não substituirá a plataforma da Google, estando destinada a outras aplicações.
Desse modo contamos já com uma nova versão da sua interface, a Emotion UI, ou simplesmente EMUI na sua décima versão. A sucessora da atual EMUI 9.1 deverá ser baseada no Android Q, pelo menos numa primeira fase. Isto é, tendo em conta que a Google ainda não finalizou a nova versão, continuaremos com a atual.
Não obstante, a EMUI 10 será o passaporte dos smartphones Huawei para o Android Q, assim que este for devidamente disponibilizado pela Google. Entretanto, contamos com alguns dispositivos da marca a poder testar versões beta desta mesma EMUI 10 a partir do dia 9 de agosto. Sobretudo os modelos de gama alta.
As novidades a caminho dos smartphones Huawei
Com o retomar gradual das relações comerciais com as empresas dos EUA, o status quo está a ser reposto. Isto significa que também a Huawei se pode concentrar, em pleno, no fornecimento de atualizações de software como a sua EMUI 10. Infelizmente, até ao momento não sabemos o que esta versão trará de novo.
É expectável um modo escuro transversal a todo o sistema. Algo que caraterizará o sistema operativo Android Q e deverá marcar presença na interface. Além disso, contamos com otimizações próprias da Huawei. Infelizmente, não temos informações concretas sobre as mesmas.
Em síntese, resta-nos esperar pelo início da conferência anual da empresa. Um certame tecnológico em que esta reúne com os principais programadores. Será também aí que ficaremos a conhecer oficialmente a próxima iteração da sua EMUI. Até lá, a versão 9.1 continua a ser a versão mais recente, em distribuição.
Já numa última nota, por via da regra as novas versões de software estreiam-se nos novos smartphones da Huawei. Assim, contamos com a EMUI 10, já baseada não no Android Pie, mas sim no Android Q, nos Mate 30.