A Google parece ter finalmente acordado e percebido que na sua loja de aplicações para Android existem muitas apps que não deviam estar. Além de todo o malware que por lá vai aparecendo, que posteriormente é removido pela Google, a empresa informou agora que todas as apps que necessitem de acesso ao log de SMS e chamadas vão ser removidas da Google Play.
A limpeza já começou…
Conforme tinha já sido anunciado e comunicado diretamente aos programadores por e-mail, a Google passou a remover todas as apps que solicitem permissões ao nível do acesso ao log de SMS e chamadas. De acordo com o comunicado, a Google refere que leva muito a sério a questão da privacidade, concretamente a proteção de dados sensíveis.
Assim, considerando que as permissões ao nível das SMS e registo de chamadas apenas deviam servir para apps criadas com o objetivo de serem uma app de mensagens ou dialer, todas as que não cumpram tais requisitos deveriam ser eliminadas. No entanto, a Google não leva esta decisão ao limite e criou uma lista exceções. Assim as apps que cumpram os seguintes “requisitos” mantêm-se na Google Play e podem ter permissões para acesso ao log de chamadas e SMS:
- Apps de SMS, telefone/dialer e apps de assistência;
- Apps de backup;
- Apps de Gestão de dispositivos para empresas;
- Apps de identificação de chamadas / SPAM
- Apps de ligação com apps complementares (como smartwatches ou carros)
- Sincronização de chamadas ou SMS para vários dispositivos
- Verificação e gestão de transações financeiras por SMS
- Automação de Tarefas
- Chamadas via proxy
Tendo em conta a “checklist” anterior, mantêm-se na Google Play apps como o TrueCaller, Tasker ou a Mi Fit.
Caso um determinado programador tenha uma app que necessita de tais permissões, deverá submeter um formulário à Google para que esta analise e dê sinal verde para se manter na loja de aplicações para Android.