Para quem viaja por zonas desconhecidas ou procura um lugar específico, é importante que exista um serviço de mapas atualizado e fiável.
Segundo um pequeno estudo realizado, o Google Maps é a plataforma que os utilizadores mais utilizam.
Nos últimos tempos temos observado grandes alterações nos sistemas de mapas. A Google continua a evolução sustentada do seu Google Maps e a Apple anunciou mudanças profundas no seu Apple Maps de forma a acompanhar a qualidade do seu principal concorrente.
Embora existam vários serviços de mapas no mercado, a verdade é que são poucos os que têm real expressão nas taxas de utilização.
Segundo um inquérito elaborado pelo The Manifest, o Google Maps é o sistema de mapas preferido dos utilizadores, tendo amealhado 67% dos votos. A este seguiu-se o Waze (também da Google), com 12%, aparecendo de seguida o Apple Maps, a fechar o pódio, com 11%.
Quando questionados sobre os fatores mais relevantes para a escolha da aplicação, os utilizadores apontaram a clareza das indicações como o ponto mais importante, tendo considerado de seguida as funcionalidades extra que o serviço disponibiliza e a interface intuitiva.
Quanto ao modo de utilização do serviço, 36% dos utilizadores afirmam que utilizam a aplicação de navegação para ver o percurso antes da viagem, 34% refere que utiliza durante o percurso, enquanto 30% utiliza antes e durante o percurso.
Do total de inquiridos, 14% ainda afirmaram que nunca usaram outro sistema de mapas, para além daquele que utilizavam no dia-a-dia.
Com uma amostra de 511 utilizadores, estes são estudos com uma grande margem de erro, mas que permitem ter uma visão geral do mercado. O Google Maps é hoje o serviço mais forte e maduro, oferecendo ao utilizador vários tipos de funcionalidades e serviços.