A Google acabou de disponibilizar uma nova versão de testes (beta) do Google Maps que inclui uma importante opção de privacidade. Algo que poderá ajudar a conter os atuais riscos de partilha da localização. Um autêntico pesadelo para quem prefere resguardar a sua privacidade.
Com efeito, entre as várias funções que a Google poderá implementar no futuro, o reforço da privacidade é sem dúvida a mais importante. Se usa este serviço de navegação no seu Android ou iOS, então preste atenção.
Caso esta função seja efetivamente implementada na versão estável do Google Maps, poderá gerir, de forma mais eficaz, os seus dados de localização. Algo que ajudará a mitigar as legítimas preocupações dos utilizadores. Sobretudo após ter sido descoberto que esta app regista a localização do utilizador mesmo que estes não queiram.
Mais privacidade no Google Maps?
Tal como refere o artigo supracitado, a Google estava a recolher a sua localização não só através do Maps, mas também através de várias outras apps. Uma patologia que afeta principalmente o universo Android através dos vários serviços da tecnológica norte-americana.
Aliás, é precisamente por este tipo de comportamentos subversivos que a Google recebe pesadas multas por parte da Comissão Europeia. Sobretudo agora que o novo regulamento geral de proteção de dados entrou em vigor.
Assim, de acordo com a publicação do 9to5Google, é com manifesta satisfação que vemos a empresa a tomar uma nova postura. Não a impedindo de, ainda assim, recolher os nossos dados de localização mas, pelo menos, teremos uma nova salvaguarda para a nossa privacidade.
Ao analisar a nova APK (pacote de instalação) da mais recente versão para Android, a publicação supracitada encontrou este novo menu e opções de privacidade. Por conseguinte, ao vermos a empresa a dar prioridade à nossa privacidade, principalmente na aplicação que mais necessita da nossa localização, é um passo positivo.
A nova opção foi detetada na versão para Android
Até ao momento, a única forma de fazer com que o Maps esqueça as informações recolhidas é a sua eliminação periódica e manual. Dentro das definições da aplicação. Contudo, na nova versão desta app para Android, podemos ver a opção “Delete Location History Range”.
Algo que dará ao utilizador um maior controlo sobre os dados recolhidos pelo Google Maps. Além do mais, algo que o deixará eliminar toda a informação recolhida até à data. Aliás, poderá até definir intervalos de tempo para que o Maps faça uma eliminação automática. Sempre que quiser.
A nova opção de privacidade foi detetada na versão 10.10, ainda em fase de testes para o sistema Android. Por fim, esta funcionalidade poderá integrar a aplicação móvel para ambas as plataformas, assim que terminar a fase de testes. Para já, ainda carece de mais aprimoramento.
Com que frequência utiliza os serviços do Google Maps?
Numa última nota, a Google está também a incluir surpresas para festejar o Carnaval. Prepare-se para novas animações temáticas dentro desta popular aplicação de navegação.