O Google Fit traz para os utilizadores de smartphones a capacidade de registar e recolher dados sobre a sua atividade física. Apesar de não depender diretamente de um smartwatch ou de uma smartband, consegue apoiar-se nestes e recolher informações mais precisas.
A Google tem tratado de o atualizar de forma dinâmica e traz agora várias novidades. A mais importante é o registo do sono, que agora está disponível no Android e no iOS. Mas há muitas mais melhorias.
No início do ano a gigante das pesquisas mudou radicalmente o Google Fit. Não foram alterações puramente estéticas, mas foram mais longe e introduziram os conceitos de Heart Points e Move Minutes. Com estes conceitos o utilizador tem de tentar superar-se para conseguir subir na sua tabela de exercícios.
Google Fit já regista o sono dos utilizadores
Agora a Google foi mais longe e trouxe ao Fit mais uma novidade importante. Vai passar a registar e acompanhar os registos de sono, para assim dar ao utilizador ainda mais informações sobre o seu dia a dia. Esta vai passar a ter uma área dedicada na sua interface.
Dark Mode é agora oficial e para todos
Claro que a Google resolveu ir ainda mais longe e, por isso, anunciou de forma oficial o seu dark mode nesta app. Para além da conhecida poupança de bateria, este novo modo garantirá que a app seja menos agressiva para os olhos dos utilizadores.
Como esta é uma app que está tanto no Android como no iOS, há também um aproximar de funcionalidades entre as duas plataformas. Assim, passa a estar agora disponível no iPhone a possibilidade de verem no mapa os exercícios feitos.
O iOS tem novidades tal como o Android
Os dados podem ser recolhidos tanto pelos smartwatches com WearOS como com o Apple Watch ou outros dispositivos suportados. Esta capacidade vem tornar a interação com o Google Fit ainda maior, tornando-o uma app de referência também no iOS.
A Google tem já estas novidades prontas, esperando-se que cheguem aos utilizadores nas próximas semanas. A partir dessa altura tanto o registo do sono como o dark mode estão disponíveis para serem usados por todos.