Pplware

Galileo: O seu smartphone suporta o “GPS da Europa”?

Foi há cerca de um ano que entrou em funcionamento o novo sistema europeu de localização por satélite, o Galileo. Este sistema de navegação tem atualmente 18 satélites mas em 2020 serão 24 a operar, o que fará deste sistema de navegação por satélite o mais preciso do mundo.

E em termos de smartphones, quais os modelos que suportam o sistema Galileo?


Afinal o que é o sistema Galileo?

Ao contrário do sistema norte-americano GPS e o russo GLONASS, que são controlados por militares, o Galileo é controlado a nível civil. Além disso o “GPS europeu” promete uma geolocalização dez vezes mais precisa, comparativamente ao GPS ou ao GLONASS o que significa que, quando toda a rede de satélites Galileo estiver operacional, o sistema conseguirá indicar qualquer posição na Terra com um desvio máximo de um metro.

A rede, na sua totalidade, terá 24 satélites a uma altitude de 23 222 Km. O Galileo usa os mais precisos relógios atómicos – quatro em cada satélite – alguma vez usados para funções de geolocalização. O “GPS europeu” foi um projeto lançado em 1999 pela União Europeia mas só em 2020 estará totalmente completo. O total de investimento ronda os dez mil milhões de euros.

Quais os smartphones com suporte?

O site UseGalileo tem vária informação sobre o sistema de navegação Galileo. Ao nível dos smartphones é disponibilizada uma lista onde constam 34 modelos de smartphones.

Marca Tipo
Apple iPhone 8
Apple iPhone 10/X
Apple iPhone 8 Plus
Apple iPhone 7 Plus
Apple iPhone 7
Apple iPhone 6s Plus
Apple iPhone 6s
Asus Asus Zenfone 4
BQ Aquaris V
BQ Aquaris V Plus
BQ Aquaris X
BQ Aquaris X Pro
BQ Aquaris X5 Plus
Google Google Pixel 2 XL
Google Pixel 2
Huawei Mate 10 Pro
Huawei P10 plus
Huawei P10
Huawei Mate 9 pro
Huawei Mate 9
LG V30
LG LG V30
Meizu Meizu Pro 7
Meizu Meizu Pro 7 Plus
Motorola Motorola Moto X4
Motorola Moto X4
Nokia Nokia 8
OnePlus OnePlus 5
Samsung S8
Samsung S8+
Samsung Galaxy Tab S3
Samsung Samsung Note 8
Sony Xperia XZ Premium
Vernee Apollo 2

Em termos de chipsets, podem ver aqui a lista dos suportados. De relembrar que a primeira marca europeia a ter um smartphone com suporte para a rede Galileo foi a BQ, com o seu equipamento Aquaris X5 Plus.

Leia também…

Exit mobile version