Pplware

Facebook não lançou o seu telefone por falta de dinheiro

Durante muitos anos se falou da possibilidade do Facebook criar e lançar um smartphone seu, com características únicas e capaz de anular a concorrência.

A verdade é que este projecto acabou por nunca ver a luz do dia e soube-se agora porque foi cancelado. O Facebook não tinha dinheiro para levar o seu projecto avante.

A criação deste smartphone do Facebook foi feita totalmente dentro da empresa e seria um equipamento que conseguiria um nível acima do iPhone, o smartphone a bater nessa altura.

A abordagem do Facebook para este seu projecto seria a mesma que a da Apple, que controla não apenas o software mas também o hardware, tendo assim uma gestão mais apertada e integrada destes dois componentes.

Mas a verdade é que depois dos primeiros testes sobre os protótipos, já com a Intel disposta a tratar da fabricação e com o pré-acordo com uma operadora, a empresa chegou à conclusão de que não teria dinheiro para o produzir.

Os valores calculados rondariam os mil milhões de dólares e a empresa não os tinha. Estes eventos acontecerem em 2010, antes do Facebook estar cotado em bolsa e por isso a empresa tinha que garantir os seus capitais próprios.

Toda esta informação surgiu de uma entrevista que Chamath Palihapitiya, o responsável na altura por este projecto, deu ao site re/code e onde mostrou que a máquina que queriam lançar iria derrubar o iPhone e ocupar o seu lugar. Este seria o tantas vezes pedido iPhone Killer.

Mas foi o ego de Chamath Palihapitiya que barrou a sua chegada ao mercado. A ideia era produzir um equipamento de topo e nada menos que isso seria aceitável. Para compensar esta falha o Facebook acabou por se aliar à HTC e colocar no First o Facebook Home.

A verdade é que nenhum destes projectos conseguiu ter sucesso e o Facebook acabou por deixar cair a ideia de construir o seu próprio telefone, virando-se para outras formas de chegar aos utilizadores destas plataformas.

Exit mobile version