Ao contrário do que era normal há uns anos, o iOS transformou-se num sistema mais vulnerável mas também é verdade que está muito mais evoluído em termos de funcionalidades.
De acordo com a informação de um relatório recente, realizado no segundo trimestre de 2016, o iOS tem mais falhas que o Android.
O estudo sobre estabilidade em plataformas móveis foi realizado pelo Instituto Blancco Technology Group e revela claramente que o iOS está com mais falhas comparativamente ao seu concorrente Android. Em termos de números relativos ao segundo trimestre de 2016, 58% dos iPhones testados apresentaram algum tipo de problema. No caso dos Android a percentagem de problemas foi de apenas 35%.
Quais os problemas mais comuns?
Relativamente aos tipos de problemas, no iOS o mais comum é o crash de apps (65%). Seguem-se os problemas com Wifi (11%) entre outros como mostra a imagem seguinte.
No caso do Android, os problemas mais comuns é ao nível da câmara (10%), carregamento com a bateria (10%), touch (7%), entre outros.
Quais os equipamentos que mais falham?
No segmento Apple, os equipamentos que mais problemas apresentam são o iPhone 6 (29%) seguido do iPhone 6s (23%) e na terceira posição está o iPhone 6s Plus (14%).
No mundo Android, os equipamentos que mais falhas apresentam são os da marca Samsung (26%), seguido dos da Lenovo (17%) e com a mesma taxa de falhas estão os da empresa chinesa LeTV.
Em termos de dispositivo, o que mais falhas apresentou foi o Le1S (10%), seguido do Le1S Eco (7%) e na terceira posição encontramos o Lenovo Vibe K5 Plus (6%).
Quais as apps que mais falham no iOS e Android?
Relativamente às apps que mais falham no iOS, destaque para o Snapchat, Instagram e Facebook.
No que diz respeito ao Android, as apps/serviços que mais problemas deram foi o Google Play Services, Google Contacts Sync e Address Book.
O estudo conclui que, após avaliar muita informação de milhões de dispositivos com iOS e Android, facilmente se percebe que os dispositivos com iOS apresentam actualmente mais problemas. Destaque para o crash de apps no iOS que apresenta uma percentagem muito elevada.