E muitos chegam a enviar mais de 200 mensagens
Após o aparecimento dos telemóveis, nomeadamente os tão famosos Nokia 3310 e 3330, o envio de SMS foi um dos mais falados comportamentos que os utilizadores apresentavam, especialmente os jovens. O SMS é uma forma rápida e bastante simples de comunicar com alguém através de mensagens de texto, e requer apenas poucos minutos. Um recente estudo demonstrou que o envio de SMS ainda é um serviço bastante utilizado, que aumentou nos últimos anos, sendo que os jovens enviam por dia, uma média de 60 SMS no telemóvel.
Short Message Service, ou o vulgo SMS, é dos serviços mais utilizados no telemóvel e especialmente por jovens.
Segundo um relatório da Pew Internet & American Life Project, intitutado Teens and Digital Citizenship, os jovens cada vez enviam mais SMS por dia, chegando muitos a enviar mais de 200 SMS.
No relatório a empresa revelou a quantidade de mensagens de texto enviadas por dia entre os jovens, entre os anos de 2009 e 2011, por adolescentes. Para isso, foram analisados os comportamentos de 800 adolescentes americanos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos durante uma pesquisa em três séries que duraram entre Abril e Julho de 2011. A pesquisa ainda contou um grupo focal com 57 pessoas, com idades entre os 12 e os 19.
Os resultados deste estudo indicam que os jovens cada vez mais utilizam as SMS para se manterem em contacto com os amigos, mas o número de jovens que as envia não teve um crescimento significativo.
Percentagem de Jovens que troca SMS (2006 – 2011)
Mensagens de Texto enviadas por dia
Nº de SMS enviadas/recebidas pelos difrentes grupos
Por fim, os últimos dados indicam-nos que grupos enviam mais SMS. Podemos por esta tabela perceber que são as raparigas que enviam mais mensagens, cerca de 100, que os rapazes, cerca de 50, nomeadamente entre os 14 e os 17 anos. A nível de etnia, os hispânicos também ganham enviando cerca de 100 SMS por dia. Curiosamente os jovens de familias que possuem uma renda familiar mais baixa, enviam mais SMS que outros mais uma renda superior, e esse cenário é corroborado pelos resutados na educação onde jovens com habilitações inferiores ou iguais ao ensino secundário enviam mais mensagens de texto, que jovens na Universidade ou pós graduação.
A pesquisa ainda permitou obter outros resultados como:
- Do total da amostra, 75% dos adolescentes afirmou enviar SMS de forma activa.
- Um em cada quatro adolescentes tem um smartpohone, e jovens que enviam mais de 20 SMS/dia têm mais probabilidade de ter um. Destes, poucos fazem chamadas.
- Enquanto que 63% afirma enviar SMS por dia, 39% indica que usa o telefone também para ligações diárias, e 29% o utiliza também para enviar mensagens através das redes sociais.
- Contudo, parece que este serviço não iniba a socialização, e 35% refere que a faz dentro da escola, cara a cara com os colegas.
- O serviço de e-mail é o menos utilizado nas comunicações pelos adolescentes, sendo que apenas 6% afirma que o usa.
- As SMS não só não são condicionador à amizade como a podem promover e outro resultado indica que os adolescentes que enviam mensagens com mais frequência, são os que mais facilmente falam com os colegas ao telefone. (PewInternet)
Nem com a chegada de telemóveis mais avançados, como os smartphones, os jovens diminuiram o envio das famosas SMS. Tudo indica que é uma funcionalidade que veio para ficar e aumentar!
Ainda enviam muitas SMS? Pensam que este serviço irá continuar a ser massivamente utilizado pelos jovens?