Volta e meia surgem estudos interessantes, com conclusões que nos fazem reflectir sobre o comportamento das pessoas que nos rodeiam.
Desta vez, o bingo recaiu sobre os utilizadores de Android e de iPhone, e o estudo concluiu, entre outras curiosidades, que os utilizadores do robô verde tendem a ser mais humildes, ao passo que quem tem o smartphone da Apple, tem tendência para ser mais irritante e extrovertido.
O recente estudo levado a cabo pelos investigadores da Escola de Psicologia da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, demonstra que a personalidade dos utilizadores do Android é um pouco diferente da dos que preferem iPhone.
A pesquisa teve por base dois estudos. O primeiro foi conseguido através de um questionário, aplicado a 240 participantes, cujas questões pretendiam traçar um perfil de cada utilizador, no sentido de se conhecerem melhor as carecterísticas dos donos de ambos os equipamentos.
Os resultados apontaram os utilizadores Android como tendo tendência para serem mais humildes, honestos e mais simpáticos também.
Por sua vez, os investigadores encontraram mais traços de extroversão nos donos do iPhone.
No estudo também pôde ser constatado que as mulheres têm duas vezes mais propensão para comprar um iPhone, sendo que os utilizadores do equipamento da Apple também parecem viver mais preocupados com o “estatuto” que o smartphone lhes confere.
No segundo estudo, o objectivo foi testar esses estereótipos contra os traços de personalidade de 530 utilizadores Android e iPhone. Os resultados deste segundo estudo reforçam os traços de Humildade e Honestidade dos utilizadores Android, sendo que os outros parecem não ocorrer de forma significativa na realidade.
De acordo com Heather Shaw, investigadora deste estudo, a escolha de um smartphone é, actualmente, o nível básico da nossa personalização, ou seja, escolhemos algo com o qual nos identificamos.
Segundo Shaw:
This study provides new insights into personality differences between different types of smartphone users. Smartphone choice is the most basic level of smartphone personalisation, and even this can tell us a lot about the user. Imagine if we further researched how personality traits relate to the applications people download. It is becoming more and more apparent that smartphones are becoming a mini digital version of the user, and many of us don’t like it when other people use our phones because it can reveal so much about us.
Podem ler parte do estudo, aqui.