Os planos que a Microsoft tem para a sua divisão de dispositivos móveis estão traçados e bem definidos. Abandonou a forma anterior, que levava a que fossem criados vários dispositivos, concentrando-se agora em apresentar modelos adaptados ao que o mercado exige.
O sucesso que a linha Surface tem tido, tem levado a que se especule se a Microsoft não pretenderá criar um modelo híbrido, que aproveite o melhor do tablet, mas que esteja no corpo de um smartphone.
Pois esses rumores voltaram e fala-se agora do lançamento do smartphone Surface, existindo até especificações que provam que poderá surgir em breve.
O lançamento de um smartphone Surface viria abrir uma nova área onde a Microsoft não tem ainda presença. Depois de terem sido lançados já vários phablets Lumia, ainda não existiu um modelo que fugisse da área dos smartphones.
É por isso que a Microsoft quer agora apresentar ao mundo um novo modelo, baseado no que temos hoje no Surface, alargando a sua oferta.
Cruzando a fronteira dos smartphones e aproximando-se já dos tablets, o smartphone Surface poderá ser capaz de juntar as capacidades destas duas áreas, apresentando-se como um dispositivo capaz de satisfazer a todas as franjas de utilizadores.
Os rumores deste novo equipamento começam a surgir, existindo até especificações que mostram que será um modelo topo de gama.
Eis as especificações que se julga serem as do smartphone Surface:
- Ecrã: 1440×2560 16:9 AMOLED 5.5″ ClearBlack Gorilla Glass 4
- Processador: Intel Atom x3 (SoFIA) 64-bit
- Câmara Traseira: 21MP PureView Zeiss 6-lens; Câmara Frontal: 8MP Zeiss Wide-Angle
- RAM: Até 4GB RAM (modelo base com 3GB e modelo melhor com 4GB)
- Sistema operativo: Windows 10 Mobile
- Armazenamento: Opções vão incluir 64GB e 128GB, com expansão MicroSD até 256GB
- Surface Pen (similar ao Note 5),
- USB Type-C
- Wireless Charging
- Unibody de Aluminio & Magnesio
Sobressaem alguns pontos da lista apresentada antes. É curioso ver que a Microsoft aposta forte no Windows 10 Mobile para equipar este novo smartphone. Há ainda a presença da pen para utilizar o smartphone de forma fina e com maior controlo.
O Surface Phone, nome que se espera vir a ser usado, está para já em testes internos na Microsoft, para aferir todos os pormenores que se espera que ele venha a ter.
Há ainda alguns pormenores que precisam de ser tratados, como a possível utilização das aplicações “normais” do Windows. A certeza é que a proximidade entre as versões do Windows, em conjunto com as Aplicações Universais, vão tornar a sua utilização mais fácil e mais próxima do que é agora o padrão no Windows.
Não há datas ou sequer confirmação da existência do Surface Phone, mas os rumores indicam que pode ainda este ano vir a ser apresentado, depois do Windows 10 Mobile se afirmar no mercado.
Este será um equipamento diferente de tudo o que a Microsoft (ou a Nokia) até agora tiveram no mercado, virado para uma utilização empresarial, mas capaz de satisfazer qualquer utilizador.