No esforço contínuo para proteger a plataforma durante eventos democráticos cruciais, o TikTok implementou um conjunto abrangente de medidas antes das próximas eleições portuguesas.
TikTok removeu mais de 275 conteúdos produzidos por IA
Como parte desta iniciativa, o TikTok lançou o Centro Eleitoral na aplicação a 18 de abril, um espaço projetado para conectar os utilizadores com informações certificadas, incluindo recursos oficiais da Comissão Eleitoral, datas importantes sobre as votações e dicas para identificar desinformação.
Para promover a transparência, o TikTok também está a rotular conteúdos e resultados de pesquisa relacionados com as eleições, direcionando os utilizadores diretamente para o Centro Eleitoral. Estas iniciativas fazem parte da estratégia global mais ampla do TikTok para promover uma expressão segura, informada e autêntica durante as eleições.
Entre 14 e 27 de abril, o TikTok tomou as seguintes ações em Portugal:
- Removeu mais de 275 peças de conteúdo que violavam as políticas de integridade cívica e eleitoral, desinformação e conteúdo gerado por IA – com mais de 98% dos conteúdos a serem removidos antes de receberem qualquer denúncia.
- Preveniu proativamente mais de 1.400.000 gostos falsos e mais de 942.000 pedidos de seguidores falsos, e bloqueou mais de 7.400 contas de spam de serem criadas em Portugal.
- Removeu mais de 45.000 contas falsas, mais de 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos.
As equipas especializadas do TikTok continuam a combater a interferência estrangeira e operações de influência dissimulada, e até agora, não descobriram nem desmantelaram qualquer operação de influência deste género especificamente dirigida às eleições portuguesas.