Pplware

E se desse para desbloquear o smartphone com a palma da mão?

No mundo da segurança nos smartphones, a tendência é o desbloqueio com a íris ou com a face.

Mas, e se em pudéssemos desbloquear com a palma da mão? Vamos descobrir como funciona.


A segurança dos dispositivos móveis tem sofrido uma grande evolução nos últimos anos. Depois da popularização do pin, dos códigos padrão e de outras medidas de segurança, a tecnologia evoluiu para desbloqueio com impressão digital. Embora esta tecnologia ainda seja a mais usada, começa agora a surgir num crescente número de dispositivos o desbloqueio por íris ou face.

Embora os sistemas de impressão digital e reconhecimento facial e de íris apresentem uma segurança acrescida, existem diversas outras tecnologias a serem desenvolvidas que prometem também um bom nível de segurança. Uma delas, e que hoje vamos falar, é o desbloqueio com a palma da mão.

Estando a ser desenvolvida por uma startup americana, a Redrock Biometrics, a tecnologia de desbloqueio pela palma da mão promete oferecer um nível de segurança comparado à impressão digital. Segundo o seu presidente, Lenny Kontsevich, a palma da mão é como uma impressão digital gigante com uma estrutura que pode ser facilmente reconhecida por uma câmara convencional.

Como funciona esta tecnologia de desbloqueio com a palma da mão?

Fazendo uso de uma câmara RGB ou de infravermelhos com uma resolução mínima de 0,3 MP, conseguindo uma identificação do utilizador em 100 milissegundos, em condições ideais. A tecnologia criada utiliza técnicas de visão artificial para identificar a palma da mão sendo, segundo a marca, impossível de falsificar. A sujidade das mãos ou os cortes não deverão ser também problema.

Este novo sistema é assim compatível com qualquer dispositivo que tenha uma câmara, não sendo necessária a inclusão de hardware adicional. É compatível com Android, iOS, Linux e Windows, permitindo a sua utilização por diversos dispositivos.

 

Esta é uma tecnologia que levanta várias dúvidas sobre a sua fiabilidade e a sua segurança. No entanto, caso se comprove o prometido pela empresa que está a desenvolver o produto, pode ser uma maneira de levar uma medida de maior segurança a um grande número de dispositivos que não dispõe deste tipo de sistemas de autenticação.

Exit mobile version