Este mês o iPhone celebra o 10º aniversário.
Quando a Apple colocou o iPhone nas lojas, a 29 de junho de 2007, o mundo dos telemóveis mudou para sempre. A interface multitoque do iPhone aliada ao software e hardware, até então inéditos, possibilitaram às pessoas transportar um “computador” no bolso. Desde então que a nossa forma de olhar para a tecnologia nunca mais foi a mesma e hoje há mais de dois mil milhões de smartphones no mundo.
Na verdade, esses dispositivos futuristas em miniatura, melhores do que qualquer dispositivo presente na Enterprise da série Star Trek, são atualmente os nossos telefones, cada vez mais inteligentes, que tiveram um impacto fenomenal em diversas áreas como, por exemplo, os jogos.
No início do século XXI, a utilização de telemóveis tornou-se comum no mundo ocidental e industrializado. A explosão desse mercado permitiu grandes avanços e os utilizadores, pelo menos com idade superior a 20 anos, lembrar-se-ão de que a Nokia dominou completamente o mercado no início dos anos 2000.
O Snake era o principal jogo móvel jogado por milhões de pessoas, dado que já vinha instalado em modelos como o 3210 e 3310 da Nokia. O WAP e outros protocolos de Internet móvel permitiram depois a popularização dos jogos multijogador, que ajudaram a expandir a indústria.
Em 2005, embora os smartphones ainda não fossem a força revolucionária que viriam a ser posteriormente graças ao iPhone, a receita do jogo móvel estava avaliada em 2,6 mil milhões de dólares em todo o mundo. Não há melhor forma de avaliar o impacto do iPhone nesta indústria do que observar os números apenas três anos depois: perto de 6 mil milhões de dólares. Quatro anos depois, em 2012, atingia os 8 mil milhões de dólares.
Em 2016, milhares de programadores de aplicações ganharam mais de 1 milhão de dólares cada, em receitas de jogos móveis. Atualmente, é até possível as pessoas jogarem jogos de casino online nos telemóveis, numa nova indústria por si só avaliada em milhares de milhões.
Isso é possível graças ao iPhone e à App Store. O lançamento da App Store em 2008 veio mudar tudo e tornou-se uma enorme indústria no mundo dos jogos, já de si em constante mudança. Os consumidores tinham assim uma ligação direta ao programador e uma possibilidade de escolha de jogos bastante mais ampla. Isso levou a que os programadores de aplicações poupassem tempo e dinheiro, sendo assim capazes de produzir jogos mais direcionados e com uma qualidade superior, levando a um aumento substancial nas vendas e a avanços contínuos nos jogos móveis.
Em 2009 e 2010 assistimos a fenómenos culturais com origem no mundo do jogo móvel e o Angry Birds é exemplo disso. Lançado em finais de 2009, permanece um dos jogos móveis de maior êxito de todos os tempos, com mais de três mil milhões de downloads. Não só o jogo continua a ser popular, como o conceito deu origem a diversas sequelas e versões, e até mesmo a um filme de Hollywood.
Nada disto seria possível sem o iPhone – e quem poderia prever a forma como o lançamento deste telemóvel com ecrã tátil iria mudar o mundo? Muitos parabéns, iPhone!