As guerras de números mostram sempre que existem marcas que consegue superar as restantes em determinados pontos e em determinadas áreas.
Mas por vezes surgem números que mostram a grandeza de certas empresas, às quais muitos não conseguem atribuir essa dimensão. É o exemplo da Cyanogen, que se sabe agora ter mais utilizadores que o Windows Phone e a BlackBerry.
Todos reconhecem na Cyanogen a sua força e a sua qualidade. Esta comunidade que desenvolve ROMs alternativas para o Android, baseadas na versão OpenSource deste, consegue já cativar muitos utilizadores, que procuram uma ROM estável, com um elevado grau de customização e com garantias de segurança.
O alcance da Cyanogen vai já muito mais longe que esta comunidade e é actualmente uma alternativa ao próprio Android, sendo usada por algumas empresas para equipar os seus smartphones.
O seu interesse é de tal forma grande que várias empresas já se mostraram interessadas em adquirir ou financiar a própria Cyanogen, com a Microsoft a encabeçar esta lista.
Mas a grandeza da Cyanogen, que todos reconhecem, mas poucos conseguem quantificar, foi agora colocada num número. Adnan Begovic, representante da Cyanogen, revelou que a ROM da empresa é já usada por 50 milhões de utilizadores. E este número representa mais utilizadores do que Windows Phone e BlackBerry juntas!
Uma foto publicada por Cyanogen (@cyanogen_official) a
Os planos da Cyanogen prevêem tornar-se maior que o Android e criar as suas versões alternativas e completamente independentes da Google.
Para isso terá de conseguir apoio de várias empresas para que possa ter acesso a algumas patente sem que tenha de pagar e também ter uma base de hardware que possa explorar e onde possa ser usada.
A sua dimensão mostra que esse caminho é possível, mas requer ainda que muitos mais a adoptem e que a passem a usar. A sua base de utilizadores existe e está bem solidificada, só falta agora crescer e encontrar os parceiros certos para se implementar de forma completa.