Pplware

COVID-19: Apps de Rastreio de Contágios podem trazer problemas?

Muito se tem falado das apps de rastreio de contágios da COVID-19. Portugal ainda não revelou qual irá optar, mas todos sabemos que este tipo de apps têm de garantir a máxima segurança, mais concretamente, privacidade.

Como as apps ainda não estão em uso, é normal que se possam avaliar, teoricamente, possíveis cenários. Será que as apps de rastreio de contágios da COVID-19 representam problemas?


Afinal que problemas podem ter as apps para tracing à COVID-19?

A Check Point adverte para os perigos da adoção de aplicações móveis de rastreio de contágios de COVID-19, caso estas não sejam desenvolvidas segundo políticas de segurança restritivas e focadas na gestão e anonimato dos utilizadores.  De acordo com um comunicado enviado ao Pplware, a empresa de segurança refere que este tipo de apps:

Obviamente que, tal como referido, tais situações podem acontecer caso não sejam consideradas políticas de segurança aos mais diferentes níveis. Segundo Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Portugal…

A sociedade ainda não sabe o quão fiáveis e seguras são as aplicações de rastreio de contactos. No entanto, após uma revisão inicial, este tipo de serviços deixou-nos algumas sérias preocupações. As aplicações de rastreio de contactos devem manter um delicado equilíbrio entre a privacidade e a segurança, já que uma deficiente aplicação das normas de segurança pode pôr em perigo os dados dos utilizadores. Portanto, ao instalar ou utilizar este tipo de serviços, é fundamental que dados recolhem, como são armazenados e, em última instância, como são distribuídas

Pontos a ter em conta para garantir a segurança dos dados ao usar estas aplicações

Este tipo de serviços para rastreio à COVID-19 guardam uma grande quantidade de dados, por isso para preservar o máximo do anonimato a Check Point recomenda não vincular nenhum identificador pessoal (número de telefone, dados pessoais, etc …) a estas aplicações. No entanto, também é aconselhado:

Leia também…

Exit mobile version