Pplware

Smartphones: Afinal quais as características mais procuradas?

A escolha de um smartphone é por vezes um processo demorado e que leva à avaliação de vários factores, para que se consiga escolher o modelo com melhores componentes, ao preço mais baixo.

Com tantos modelos e marcas disponíveis, é por vezes difícil escolher o melhor. A Antutu compilou agora os dados recolhidos pelos seus testes e apresenta as escolhas dos consumidores para os smartphones.

Muito para avaliar os processadores e outros elementos, a Antutu recolhe de forma anónima, muita informação sobre os smartphones em que os seus testes são realizados.

Com base em toda essa informação, consegue criar padrões e avaliar as escolhas dos consumidores para os smartphones, elegendo os mais vezes usados e que revelam assim tendências. Os dados agora apresentados foram recolhidos desde o início deste ano até ao passado dia 30 de Junho.

Vejam abaixo quais as características mais procuradas num smartphone, segundo os dados da Antutu.

O ecrã preferido para um smartphone

O ecrã de um smartphone é, como se sabe, um dos componentes principais para os utilizadores. Para além do tamanho, há que ter em conta também a resolução.

Contrariando uma corrente que havia até há pouco tempo, a adopção de ecrãs maiores é uma realidade. A medida mais usada agora são as 5.5 polegadas, seguido de perto pelas 5 polegadas. Quanto à resolução, estas estão também cada vez mais elevadas, com a eleição a ser os 1920×108.

A memória e armazenamento preferido para um smartphone

Também a memória e o armazenamento são factores tidos em conta na hora de escolher um smartphone. Com os smartphones com pouca RAM a desaparecerem, é hora de 3 e 4 GB de RAM começarem a ocupar um lugar de destaque. Importa ver também que os valores mais elevados começam também a ganhar espaço.

Quanto ao espaço de armazenamento, é positivo ver que telefones com 8GB de espaço são já cada vez mais raros. O normal são agora os 16GB, com os 32 a serem também uma fatia importante. Os smartphones com espaço mais elevado são também raros.

O processador preferido para um smartphone

No campo dos processadores, apesar da oferta ser elevada, as escolhas tendem a ser quase sempre as mesmas, isto por culpa dos fabricantes. Neste campo, que é mais equilibrado, podemos ver que a escolha recai sobre os processadores Qualcomm 820, Qualcomm 652 e Exynos 7240.

A bateria preferida para um smartphone

Por fim temos outro dos factores mais importantes na hora de escolher um smartphone. Falamos da bateria, que sempre deverá pender para o valor máximo possível, sem que isso sacrifique a forma do smartphone.

Neste campo podemos ver que as escolhas dos utilizadores tendem a pender para os valores intermédios, com as baterias mais usadas a serem de 3000 a 3500mAh.

É assim possível concluir que cada vez mais os utilizadores estão a escolher smartphones com ecrãs de dimensões médias, com baterias equilibradas e com RAM e armazenamento cada vez maiores. Este equilíbrio resulta também da oferta dos fabricantes que apostam em modelos padronizados e com características médias.

Revêem-se nas características apresentadas?

Antutu

Exit mobile version