Pplware

Uma cabeça 3D foi capaz de enganar a maioria dos smartphones com reconhecimento facial

A segurança dos smartphones tem estado a deixar de depender em fatores físicos e começado a apostar noutros sistemas biométricos. A mais recente aposta está no reconhecimento facial, que muitos julgam ser imbatível.

Mas o que tem sido mostrado é que estes sistemas têm falhas. A mais recente avaliação mostrou que a maioria dos smartphones pode ser enganada com uma simples cabeça impressa em 3D.


Este teste foi recentemente realizado pela Forbes e pretendia avaliar a segurança que os sistemas de reconhecimento facial oferecem.

Criação da cabeça3D dos testes de reconhecimento facial

Para isso foi criada uma cabeça, recolhida por um sistema que cria modelos 3D, recorrendo a 50 câmaras fotográficas. Esta conseguiram captar de forma muito detalhada um modelo que foi depois impresso e trabalhado, para estar o mais próximo possível do real. No final, este processo custou apenas cerca de 330 euros.

Depois deste processo, importava avaliar como se comportariam os sistemas de reconhecimento facial e se iriam garantir a segurança necessária, impedindo o desbloqueio e o acesso aos smartphones.

A avaliação dos principais smartphones

Para o teste foram usados vários smartphones Android e um iPhone X. Também as condições de luz e do próprio ambiente foram tidas em conta, para recriar ao máximo as condições de utilização normais.

O que este teste revelou não é nada satisfatório e mostra que os sistemas que se entendem seguros na verdade não o são. O LG G7 ThinQ, o iPhone X, o Samsung Galaxy S9, o Samsung Galaxy Note 8 e o OnePlus 6 foram avaliados e apenas o equipamento da Apple resistiu.

O bom desempenho do iPhone neste teste

Alguns dos equipamentos apenas conseguiram ser enganados em determinadas condições de luz, mas o iPhone X manteve-se seguro do início ao fim, provavelmente por avaliar muito mais que a face do utilizador, recorrendo a outros elementos.

Não é estranha esta boa prestação do iPhone X. Este é dos poucos modelos que concentra na parte frontal um conjunto de sensores que eleva este reconhecimento a um nível de segurança mais elevada.

A própria Google e os fabricantes não garantem a segurança dos sistemas de reconhecimento facial, mas o que não se esperava que estes fossem tão falíveis. O próprio iPhone X já foi quebrado, mas não com a facilidade que agora se viu.

Exit mobile version