Há alguns anos que a BlackBerry perdeu o fulgor que tinha. Esta, que foi uma das marcas de referência no mercado dos smartphones, perdeu os clientes e muitos dos seus serviços.
Mas a BlackBerry tem necessidade de se reinventar para sobreviver e por isso resolveu agora dar o passo certo, ao vender a utilização da sua marca à empresa chinesa TCL.
Esta nova realidade da BlackBerry não é propriamente uma novidade. A sua relação com o a TCL não é nova e foi já esta marca que desenhou e produziu os dois últimos smartphones que a BlackBerry lançou no mercado, os DTEK50 e DTEK60.
Mas o passo seguinte foi agora dado e o acordo entre a BlackBerry e a TCL foi alcançado, o que permitirá à empresa chinesa desenhar, produzir, comercializar e dar suporte aos utilizadores, sempre usando a imagem da empresa canadiana.
A BlackBerry fica no entanto presente no mercado, puxando a si a responsabilidade de criar o software e serviços que a marca ainda disponibiliza.
Apesar de ser um acordo global, e que se aplica a todo o planeta, existem algumas excepções pontuais. Este acordo não tem validade na India e na Indonésia, onde já existem acordos com outro fabricante, e no Nepal, Bangladesh e Sri Lanka.
Apesar de prometer muito, a TCL tem já em carteira outras marcas, que acabou por não explorar. A sua mais recente compra foi a Palm, com a qual optou por não criar qualquer equipamento. No extremo oposto temos a Alcatel, onde a TCL tem lançado muitas novidades.
Esta é a forma lógica da BlackBerry se manter no mercado e de lançar novos equipamentos. A TCL irá tratar de toda a parte logística e apresentar novos smartphones, baseados no Android e com o software de segurança da marca original.