Há marcas e empresas que são icónicas no mundo da tecnologia e a BlackBerry sempre teve um lugar de destaque. Mas depois de vários problemas e várias tentativas de recuperação, a empresa nunca conseguiu ganhar de volta o seu estatuto e a sua fama.
Para terminar estes problemas e permitir focar-se em áreas mais rentáveis, a BlackBerry anunciou agora que vai abandonar a produção de smartphones.
Foi durante a apresentação dos resultados referentes ao último trimestre que a BlackBerry anunciou que vai abandonar de vez a produção dos seus smartphones. A razão desta decisão foi puramente económica e destina-se a reduzir custos.
Mas esta não irá retirar a BlackBerry do mercado. A marca passa a ser comercializada por parceiros que vão desenvolver os seus próprios produtos, usando estes apenas o nome da BlackBerry.
A decisão da BlackBerry não é propriamente uma novidade. Ao longo dos tempos começou a abandonar a área, deixando cair o BBOS em detrimento do Android e o próprio CEO da marca já tinha alertado para Setembro como o mês de todas as decisões. Caso a divisão de hardware não apresentasse lucros, iria ser fechada. O relatório deste trimestre aponta para um prejuízo de 8 milhões de dólares.
Também os últimos modelos mostraram que a BlackBerry estava a ter uma preocupação menor com a qualidade dos seus smartphones e que estavam já a usar equipamentos adaptados de outras marcas, também elas produzidas por parceiros.
A empresa tem já uma parceria estabelecida com uma fabricante na Indonésia que vai criar e comercializar equipamentos com a marca na região.
Com o novo foco a ser o software, cai assim por terra mais um gigante da tecnologia que dominou o mercado durante anos. Infelizmente não se soube adaptar e acabou por não acompanhar a concorrência, tendo acordado tarde para o que os consumidores querem agora.