Quando a Samsung deu a conhecer, na passada semana, o novo e elegante Galaxy Note 5, muitos foram os que criticaram a “pequena” bateria de 3000mAh (inferior à do antigo Note 4 que é de 3220 mAh) isto porque o equipamento tem um ecrã de 5,7″.
Mas, segundo alguns testes realizados, a bateria do novo Samsung Galaxy Note 5 parece surpreender.
Comparativamente à bateria do antigo Note 4, estamos a falar numa redução de capacidade na ordem dos 8%. No entanto, de acordo com os testes realizados pelo site PhoneArena, a bateria do Samsung Galaxy Note 5 ultrapassa a autonomia do seu antecessor.
Como pode ver pelo seguinte gráfico, a bateria do Galaxy Note 5 demora cerca de 81 minutos a carregar por completo. Já agora, a bateria do Zenfone 2, que é igualmente de 3000mAh, demora apenas 58 minutos.
Em termos de autonomia, apesar de ter menos capacidade, a bateria do Samsung Galaxy Note 5 dura mais que a do Note 4. O smartphone testado que tem melhor autonomia é o BLU Studio Energy com 14h 53 min (ver aqui).
O lado positivo de ter uma bateria com menor capacidade é o facto de esta carregar mais rápido. No entanto, como podemos ver pelos testes, ter menor capacidade nem sempre significa menor autonomia, isto porque a tecnologia das baterias também evolui (não sabemos se foi o caso) e, obviamente, há muitas optimizações.