Pplware

Barcelona recebe a primeira aplicação destinada aos táxis

A chegada da Uber e de outras empresas semelhantes afetou, de alguma forma, o negócio que pertencia aos táxis, até aí. No entanto, a praticidade que lhes está associada chegará, agora, também a estes últimos, que ver-se-ão obrigados a utilizar uma aplicação pública, em Barcelona.

Os táxis da cidade espanhola são os primeiros a integrar o mundo digital.


Sendo Portugal um reflexo de vários países no que a este assunto diz respeito, empresas como a Uber monopolizaram um negócio que foi durante muito tempo dos táxis. A facilidade, a rapidez e, em muitos casos, o valor associado às viagens, despertou nos consumidores um interesse crescente e fez com que elas ganhassem sucesso.

No entanto, em Barcelona, já há uma solução para os taxistas não caírem no esquecimento. Chama-se Picmi Taxi e foi criada pela Área Metropolitana de Barcelona e pelo Instituto Metropolitano de Táxis. Esta nova aplicação para smartphone permitirá a solicitação de um dos mais de 10.000 táxis registados na cidade espanhola.

Até agora, apenas os taxistas que estavam associados a aplicações privadas podiam ser solicitados. Contudo, a partir de agora, todos os taxistas, sejam eles independentes ou pertencentes a uma frota, verão os seus serviços disponíveis na plataforma.

De momento é uma iniciativa de Barcelona, mas a possibilidade de o projeto ser alargado a outras cidades, caso seja um sucesso, não se exclui. Além disso, para já, não está previsto que seja possível fazer reservas ou pagar através da aplicação. No entanto, sabe-se que a plataforma permitirá que o cliente informe os taxistas da sua necessidade: carros com mais capacidade ou adaptados, por exemplo.

Todos os mais de 10.000 taxistas terão de aderir à Picmi Taxi, num esforço do setor para promover uma das suas primeiras iniciativas digitais.

 

Leia também:

Exit mobile version