Por Filipe Chaves para o PPLWARE.COM Se há um mercado rico em sistemas operativos com grande potencial de crescimento, esse mercado é o dos smartphones. Temos visto aqui no “nosso” Pplware muita e útil informação sobre Android e iPhone, principalmente neste último ano. Se em tempos Symbian ainda era mencionado aqui e acolá, hoje praticamente não se aborda e não está errada essa postura, o MeeGo (Moblin + Maemo 5) está a tornar-se num dos mais fortes sistema operativos para smratphones.
Como gosto de desafios, aceitei este que me foi dirigido e vou tentar escrever alguns artigos sobre este sistema operativo, mais concretamente em cima do meu N900, que na minha modesta opinião, nada fica a dever ao Android. Depois da magnifica review feita ao N900, vou iniciar a “hostilidades” com uma pequena mas muito útil aplicação: AutoDisconnect!
Uma das situações que me desilude no meu N900 é o excessivo consumo de bateria. Com as actualizações e alterações que lhe faço, pensei que o problema deveria ser dessa minha arrojada curiosidade em equipar a máquina com algo melhor, mas os protestos na Internet são uníssonos e tal como eu, outros utilizadores se deixam o equipamento com algumas funções ligadas, durante a noite, o smartphone de manhã está completamente descarregado.
AutoDisconnect
Uma solução é entender o que consome mais energia no equipamento, se a falta de rede, se algum sensor, se o local mais quente onde está depositado o telefone, alguma coisa tem de ser responsável por esta gula energética. Para tomar pulso ao problema instalei o AutoDisconnect.
Na verdade a durabilidade da carga aumentou significativamente, esta aplicação é um óptimo serviço que foi desenvolvido para o sistema operativo que equipa e equipará uma das maiores marcas de telemóveis e smartphones do mundo.
Também é verdade que a bateri do N900, de apenas Li-Ion 1320 mAh para uma máquina que tem tudo, desde Rádio, GPS, Sensor de rotação, Ecrã TFT de 3.5″, Antena Wi-Fi, Bluetooth, Infra-vermelhos…. tudo que console energia como se não houvesse amanhã!
O AutoDisconnect realmente ajudou, eliminando ligações que estavam activas desnecessariamente como GPRS, 3G, Bluetooth e WiFi. Basicamente especifico o tempo em que a aplicação deve desligar os serviços por inactividade e esta dinâmica faz, como podem imaginar, aumentar a autonomia da bateria.
Como deve estar a questionar, e muito bem, este tipo de serviços deveriam estar embutidos no próprio sistema operativo, certamente fará parte de uma actualização futura do MeeGo
Artigos relacionados:
- Análise: Nokia N900
- Meego – O poder do Moblin e Maemo
- Nokia N900 com Dual Boot (Android/Maemo)
- Ubuntu Mobile 9.04 no Nokia N900
- Nokia N900 Overclocked para 1 Ghz
- E que tal OS X num Nokia N900?
- Symbian OS agora é Livre