Pplware

Apple Watch: vulnerabilidade encontrada leva à suspensão da app Walkie-Talkie

A aplicação Walkie-Talkie do Apple Watch foi temporariamente desativada pela empresa. Em causa está uma vulnerabilidade encontrada pela tecnológica de Cupertino nesta app do seu relógio que podia ser explorada para ouvir o que se passa num iPhone alheio. Perante tal possibilidade, a função foi suspensa.

Ainda assim, não há indícios de que esta vulnerabilidade tenha sido explorada.


De acordo com o testemunho da imprensa internacional, a Apple não detetou qualquer caso de exploração desta vulnerabilidade. Aliás, a empresa não forneceu qualquer explicação sobre a sua causa, ou detalhes técnicos que nos permitam aferir o porquê de ela existir, ou como poderia vir a ser explorada.

Vulnerabilidade encontrada na app Walkie-Talkie

Em seguida podemos inteirar-nos da resposta enviada pela Apple à TechCrunch:

Acabamos de nos aperceber da existência de uma vulnerabilidade relacionada com a app Walkie-Talkie, tendo a aplicação sido desativada temporariamente até resolvermos o assunto. Pedimos desculpa aos nossos clientes pelo incómodo e vamos repor a função logo que possível. Contudo, não temos conhecimento de qualquer uso da vulnerabilidade contra um cliente.

Além disso, são necessárias condições específicas, bem como uma sequência de passos para que seja possível explorar a vulnerabilidade. Mesmo assim, levamos a segurança e privacidade dos nossos clientes extremamente a sério.

Desse modo, concluímos que a desativação da app era a única decisão correta uma vez que este bug permitia que alguém ouvisse o que se passa num iPhone alheio, sem o consentimento do proprietário. Pedimos novamente desculpas pelo sucedido e o incómodo.

Em si, a função Walkie-Talkie permite enviar curtas mensagens de áudio de um Apple Watch para outro Apple Watch. Isto é, estabelecendo uma ponte temporária entre ambas as unidades, com o iPhone a ser o mediador em todos os casos. Assim, não é de todo difícil imaginar uma brecha entre estas variáveis.

A Apple desativou temporariamente a função no Apple Watch

Com a promessa de uma correção expedita, a tecnológica decidiu não dar aso a potenciais explorações e aproveitamentos do problema. Note-se ainda que o Walkie-Talkie chegou ao Apple Watch com o watchOS 5 no ano passado e continuará instalada nos relógios, contudo, não funcionará.

Esta acaba por ser a segunda instância, em 2019, que obriga a Apple a desativar alguma função relacionada com as chamadas de vídeo (e áudio). Ao propósito evocamos o caso que remonta a janeiro, em que um erro no serviço FaceTime permitia ouvir o que se passava nos dispositivos antes de a chamada ser atendida.

Por fim, desta vez a empresa antecipou-se, sendo a própria a admitir o sucedido. Agora, esperamos pela correção sucinta do erro para o que o serviço volte a ser reposto.

Costumava utilizar a app Walkie-Talkie no seu Apple Watch?

 

Exit mobile version