No que toca aos serviços de stream de música, o Spotify e o Apple Music são os principais players neste mercado.
Segundo algumas previsões, o Apple Music poderá ultrpassar o Spotify já no verão. Mas e a nível global, será a tendência igual?
O Spotify foi, durante algum tempo, o principal serviço de streaming de música, mercado onde liderava sem grande oposição. No entanto, em junho de 2015, a Apple apresentou a sua própria plataforma que prometia fazer frente ao Spotify.
Passados mais de dois anos, o Apple Music dispõe agora de um maior número de conteúdo face ao seu concorrente, no entanto continua a tentar alcançar o Spotify. Segundo os últimos números, a nível global o Apple Music dispõe de 36 milhões de subscritores, face aos 70 milhões do Spotify. A tarefa da Apple não tem sido fácil, especialmente depois do Spotify ter crescido cerca de 70% desde março 2017.
Apple Music poderá ultrapassar Spotify nos Estados Unidos
Embora globalmente o Spotify esteja em larga vantagem, segundo o Wall Street Journal, a realidade nos Estados Unidos poderá ser diferente muito em breve. Embora o Spotify ainda seja o serviço número um, o Apple Music apresenta uma evolução superior. A cada mês que passa, o serviço da Apple tem crescido 5%, contra apenas 2% do Spotify.
Mantendo-se estes valores de crescimento, até ao verão, o Apple Music poderá conquistar mais subscritores que o seu concorrente e assim passar para a primeira posição.
Apple’s Apple Music streaming service, which has been No. 2 in U.S. subscribers behind Spotify AB, is quickly gaining ground against its rival and may overtake it this summer.
Apple Inc.’s Apple Music is adding subscriber accounts in the U.S. at a higher rate than Spotify, and is on track to pass the No. 1 streaming service this summer, according to people in the record business familiar with figures reported by the two services.
E globalmente? A evolução será igual?
Embora o Apple Music esteja com maior taxa de crescimento nos Estados Unidos, este comportamento poderá não ser representativo para o resto do mundo.
Segundo os dados oficiais, no início de janeiro o Spotify atualizou o número total de subscritores para 70 milhões, depois de ter anunciado os 60 milhões em Julho. Já o Apple Music, cresceu dos 30 milhões anunciados em setembro, para os recém anunciados 36 milhões de subscritores já no mês de fevereiro.
Olhando para os resultados, o Spotify teve um crescimento de 10 milhões em 6 meses, face ao crescimento de 6 milhões do Apple Music em 5 meses. Estes valores representam então um crescimento de cerca de 3% para o Apple Music, contra os 2% de crescimento do Spotify, o que mostra uma vantagem muito ligeira do serviço da Apple.
O Spotify continua a ser o serviço com mais utilizadores a nível global, liderando com alguma distância, no entanto tem um concorrente cada vez mais presente. Se nos Estados Unidos o Spotify se arrisca a perder a liderança já no verão, a verdade é que a nível global continua a ser um dos serviços de streaming de música preferido dos utilizadores.