Pplware

Apple iPhone 11: Tudo o que já sabemos sobre os smartphones iOS

Faltam cerca de 3 meses para a apresentação oficial dos novos smartphones iOS. Ainda assim, até lá vão surgindo várias fugas de informações, oriundas de fornecedores e outros atores no mercado mobile. Desse modo, podemos já apontar algumas previsões fundamentadas para a geração Apple iPhone 11.

A principal mudança, até ao momento, aparenta ser a câmara fotográfica que já divide opiniões.


Esperamos, em primeiro lugar, por três novos smartphones iOS. Desse modo, manter-se-á a aposta tripla, para diferentes consumidores e orçamentos. O mais económico será o novo iPhone XR 2019, com os iPhone 11 e iPhone 11 Max a completar o alinhamento e aposta tripartida da tecnológica de Cupertino.

A geração Apple iPhone 11 chega em setembro

Até lá, temos já várias imagens que podem retratar o produto final. Ainda que para já sejam apenas uma aproximação aos smartphones iOS, vemos sobretudo traços familiares. Uma continuidade muito prezada pela empresa e que se refletirá na similitude de design entre o Apple iPhone 11 e iPhone 11 Max.

Este juízo foi apurado a partir das imagens de capas de proteção para os smartphones em questão. Mais ainda, temos já alguns renders que nos mostram as dimensões de ambos os produtos. Tal como seria de esperar o Max será o maior dos dois, com 157,6 x 77,5 x 8,1 mm (altura x largura x espessura).

 

 

Já, por sua vez, o Apple iPhone 11 pode medir 143,9 x 71,4 x 7,8 mm. Em síntese, neste quesito ambos os smartphones serão ligeiramente mais largos e um pouco mais espesso do que a atual geração. Algo que se traduzirá, também, na necessidade de novas capas de proteção, específicas para estes modelos.

O design da próxima geração

Ainda que o seu design geral possa ser essencialmente o mesmo, teremos assim algumas alterações. No entanto, a mais significativa estará na sua câmara traseira, agora quadrangular. Já os materiais de construção deverão permanecer os mesmos, com o destaque a recair na estrutra metálica e nos painéis de vidro.

 

 

Acima podemos ver dois moldes para os supostos smartphones iOS de próxima geração. Em ambos os casos temos a presença de uma grande protuberância, agora com três seções principais para cada uma das três câmaras expectáveis. Encontraremos aí, de igual modo, o orifício para o flash, bem como o microfone.

Para todos os efeitos, esta será a imagem de marca da próxima geração. Ao passo que atualmente temos uma câmara dupla de alinhamento vertical, em 2019 será acrescentado um novo sensor. Assim, a tecnológica terá sido obrigada a repensar o alinhamento destes elementos, optando por uma seção quadrangular.

 

 

Ao propósito do design temos várias abordagens, todas elas concordantes. Certo é que continuaremos a ter um notch no topo do ecrã OLED em ambos os modelos de topo. Já, por sua vez, o iPhone XR para 2019 deverá continuar a utilizar um painel IPS LCD. No entanto, o notch poderá agora ser mais reduzido.

Traseira em vidro fosco nos iPhone 11?

Ao passo que atualmente os smartphones iOS contam com um acabamento em vidro brilhante, para 2019 podemos ter um acabamento mate, sem brilho, ou simplesmente fosco. Já, por outro lado, o esquema de cores deverá permanecer inalterado com o preto, branco, bem como o dourado.

Os botões de seleção de volume poderão também mudar ligeiramente de posição. Algo que, de acordo com a 9to5Mac se prende com um novo alinhamento dos componentes interno. Espera-se que o módulo fotográfico ocupe agora mais volume e, como tal, os demais componentes poderão ter que ser reajustados.

 

 

Em seguida, os rumores têm sido concordantes na manutenção das dimensões dos ecrãs. Assim sendo, teremos um Apple iPhone 11 com 5,8 polegadas de diagonal. Já o iPhone 11 Max terá então 6,5” de diagonal. Ao mesmo tempo, vemos também alguns rumores a sugerir uma ligeira alteração no tamanho dos ecrãs.

Do ecrã à câmara dos próximos smartphones iOS

Perante a diversidade de fontes, relatos e rumores, há ainda uma tese que sugere a remoção do 3D Touch em todos os smartphones de 2019. Algo que a Apple parece já ter já sugerido, com a utilização de uma tecnologia similar, ainda que um pouco limitada. Em seguida encontrará a nossa cobertura a essa mesma temática:

 

 

Uma decisão estratégica que encontra fundamento nas previsões de alguns analistas de mercado. No entanto, para já não temos indicadores sólidos que apontem nesse sentido. Aliás, como grande parte do material e conhecimento em torno dos Apple iPhone 11, para já ainda sem certezas.

A câmara nos Apple iPhone 11

Aqui sim, contamos com sérias melhorias. Com efeito, são já diversos os relatos que apontam uma câmara tripla para o iPhone 11, bem como o iPhone 11 Max. No entanto, o iPhone XR 2019 deverá manter a configuração dupla de sensores com o alinhamento vertical da geração atual.

Contamos também com uma lente ultra grande-angular para captar mais paisagem numa só foto. Ao mesmo tempo, contamos com um sensor dotado de uma lente com zoom ótico de pelo menos duas vezes. Já, por fim, a terceira câmara poderá manter um campo de visão convencional e conjugar em si toda a informação.

 

 

Acima vemos uma abordagem artística à possível implementação de três câmaras no dispositivo. Algo que, de acordo com a Bloomberg, significará a introdução de um novo sensor e respetiva lente super grande-angular, ótimo para paisagens, ou para não cortar nada da imagem.

Já na sua parte frontal contamos com uma câmara agora de 12 MP e com uma lente com 4 a 5 elementos óticos para maior qualidade de imagem. Além disso, espera-se que a integração da câmara no notch seja agora mais discreta e eficaz. Entre as melhorias aponta-se a chegada de mais luz ao sensor fotográfico.

O “motor” dos próximos smartphones iOS

Por fim, contamos ainda com uma nova geração de processadores para todos os smartphones iOS. Ao que tudo indica, a Apple está a trabalhar com a TSMC para desenvolver a próxima geração do Apple A13 Bionic. Isto é, o seu sucessor já está a ser desenvolvido e construído segundo a litografia de 7 nm.

Entre as melhorias, que se esperam várias, a mais óbvia será o desempenho. Além disso, teremos também otimizações para o consumo energético que poderão beneficiar a autonomia de bateria. Ao mesmo tempo, contamos com um reforço dos algoritmos de IA e cujas aplicações serão diversas.

Tudo isto contribuirá para uma nova geração de smartphones iOS a estrear em setembro próximo. Até lá, estaremos atentos ao divulgar das novidades.

 

Exit mobile version