As lojas de apps dos sistemas operativos móveis são a forma mais simples dos programadores apresentarem as suas criações aos utilizadores. Se a maioria as disponibiliza de forma gratuita, outros preferem cobrar pelas suas criações.
Um novo relatório apresentado revelou que em 2018, a App Store gerou mais do dobro dos milionários que a Google Play. Estes números são relevantes, dado a sua grandeza.
Foi a empresa de análise de mercado SensorTower que revelou agora esta nova estatística, referente aos programadores que conseguiram ultrapassar a barreira do milhão de dólares em rendimento no ano que agora termina.
Esta análise mostra que do lado da Apple e da App Store, ao todo foram 164 os programadores que passaram esta barreira mítica. Este valor representa um aumento de 13% face a 2017, onde tinham sido registados 143 novos milionários.
Do lado da Google, os números são bem menores. A Google Play fez 88 programadores ganharem o seu primeiro milhão de dólares em 2018. No ano passado, esse valor ficou fixado em 71 novos milionários.
Apesar de ser um mercado ainda em expansão, é claro que o Android está a ter uma posição cada vez mais relevante. Estes números revelam que a App Store criou 13% novos milionários em 2018 em relação a 2017, e a Google Play fez mais 20% na comparação ano a ano.
Por outro lado, e aqui o peso vai para a Apple, com apenas 25% do mercado, a App Store conseguiu registar melhores lucros para os programadores. A Google Play, com mais mercado, teve um retorno menor.
As razões apontadas para este cenário são várias, mas a SensorTower foca-se no aumento das compras dentro das apps e no aumento dos serviços de assinaturas. Os jogos continuam a representar uma fatia grande, mas o maior crescimento veio de apps associadas a estilo de vida e fitness.