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Surdos já podem ligar para o 112 usando a app MAI112

A App MAI112 é exclusivamente dedicada aos cidadãos surdos e destina-se a possibilitar a essa população um canal privilegiado de contacto com o Serviço 112 para comunicação de emergências. Tais funcionalidades como a videochamada e intérpretes de língua gestual foram prometidas no final de 2016, mas só agora ficaram disponíveis.

Conheça as principais funcionalidades desta nova app.


Foi em novembro de 2016 que a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, anunciou que a comunidade surda ia, em breve, passar a poder contar com um atendimento próprio nos serviços de emergência. Mas este serviço não arrancou sequer no final de 2017, como previa a governante que pudesse acontecer, depois de falhar o calendário inicial, relembra o jornal Publico.

App MAI112 disponível apenas para Android

A app MAI112 passa a estar disponível a partir de hoje, mas apenas para dispositivos Android. No entanto, a versão para dispositivos Apple chegará em breve.

A aplicação móvel MAI112 suporta as seguintes funcionalidades:

Estes novos canais de comunicação com o serviço 112, disponibilizados à comunidade de cidadãos surdos com domínio da LGP, exigiu um significativo esforço não só ao nível das mudanças tecnológicas implementadas no Serviço 112, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho, designadamente:

A qualidade da Videoconferência depende da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados; As comunicações de dados e SMS são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação, no entanto, os dados consumidos com o download da aplicação não serão gratuitos.

Segundo informações, Portugal tem cerca de 85 mil pessoas surdas. A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna garante ainda que nunca será cobrado qualquer tipo de tráfego de dados móveis ou SMS usados pela app.

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