Na Índia, o 2º maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis, a Xiaomi voltou a ultrapassar a Samsung. O duelo entre estas fabricantes de smartphones Android continua em pleno fulgor!
Não sendo já a primeira vez que a Xiaomi destrona a Samsung na Índia, pois, tal já tinha acontecido no final de 2017. Contudo, a Samsung tinha eventualmente recuperado esta posição durante o ano de 2018.
Agora, de acordo com os novos dados da agência Counterpoint, a Xiaomi voltou a vender mais smartphones Android do que a Samsung. O primeiro lugar pertence agora à fabricante chinesa, estando esta com uma forte vantagem face à sua rival.
Xiaomi lidera com franca vantagem sob a Samsung
Os dados desta agência da análise de mercado referem vários indicadores, todos eles alusivos a este importante mercado. Na Índia, em 2018, venderam-se mais de 330 milhões de dispositivos móveis.
Destes 330 milhões, cerca de 44% foram telemóveis inteligentes ou smartphones, perfazendo assim mais de 145 milhões de unidades. Partindo deste valor, 28% da quota de mercado pertence agora à Xiaomi. A Samsung conta com 24%.
Aferimos assim a vantagem de quatro pontos percentuais da Xiaomi face à sua maior rival nesse mercado, a sul-coreana Samsung. Em terceiro lugar temos a Vivo com um total de 10% dos smartphones vendidos.
A Xiaomi cresceu face a 2017, a Samsung não
Este segundo indicador é igualmente importante e ajuda-nos a perceber o sucesso generalizado da Xiaomi. De acordo com os dados da Counterpoint, a Xiaomi cresceu 4% face ao ano de 2017. A Samsung manteve-se estável.
Ainda de acordo com esta fonte, o crescimento da Xiaomi deve-se também à crescente aposta em lojas físicas. Segmento em que a Samsung dominava, estando a Xiaomi principalmente concentrada nas vendas online.
As vendas online de smartphones Android dispararam 36%
Por conseguinte, esta mudança de paradigma veio minar uma das maiores bases da Samsung e ajudar a sua rival a crescer. Mais ainda, segundo esta agência, em 2018 foram batidos recordes de vendas de smartphones Android via online.
Algo que também nos prova a crescente importância do mercado indiano no contexto global. Sobretudo quando a China apresenta óbvios sinais de saturação, algo que não se verifica na Índia.
O porquê da Índia?
Com mais de 430 milhões de utilizadores de smartphones Android e iOS, a Índia é o 2º maior mercado global. À sua frente só mesmo a China e este mercado já não está tão fulguroso como outrora.
Entretanto, na Índia temos também um crescimento na venda de telemóveis, sendo este setor liderado pela JIO, com a Samsung em segundo lugar. Contudo, temos também a presença de outro nome bem conhecido, a Nokia.
Esta agência de análise de mercado aponta ainda o crescimento de 58% obtido pela OnePlus durante o ano de 2018. A esta marca chinesa pertencem os smartphones Android mais vendidos durante todo o último ano.
Por fim, a Counterpoint informa que este mercado registou um aumento nas vendas de smartphones na ordem dos 10% em 2018, face ao ano anterior – 2017.