Foi com o intuito de oferecer ao mercado um smartphone mais acessível, mas com desempenho de topo, que a Xiaomi lançou uma nova marca. Pocophone F1 surge assim como um “flagship killer” que já está a conquistar o mercado.
As características de topo são colocadas numa estrutura em plástico, material menos nobre do mundo dos smartphones, mas, apesar disso, tem uma resistência que coloca muitos de topo a um canto.
A Internet já se habituou a ver os testes de resistência e durabilidade de smartphones por parte do YouTuber JerryRigEverything. Os parâmetros são sempre os mesmo, com a utilização de alguns materiais específicos para teste de diferentes níveis de resistência e terminam todos com a tentativa de partir (ou dobrar) o smartphone à mão.
Nos testes ao vidro do ecrã, onde são utilizadas várias pontas de diferentes durezas diferentes para perceber a resistência a riscos. Sabe-se que o Pocophone tem proteção Gorilla Glass e o resultado não é nada que não se estivesse à espera. Começa a riscar a partir do nível 6.
As laterais, com um acabamento que parece mesmo metal, revelam aquilo que já se sabia, que são em plástico. Os botões são em metal, mas o slot dos cartões também é em plástico e sem qualquer proteção de resistência a água. Na traseira, as câmaras estão protegidas com vidro, este já menos resistente que o vidro frontal.
O mais impressionante mesmo é a fase em que pega no smartphone para o dobrar… apesar de uma ligeira cedência que apresenta, não vai muito mais além do que uma pequena curva, sendo que nem a tampa traseira, nem o vidro frontal sofrem danos com este teste (muito diferente daquilo que aconteceu ao Oppo Find X – imagem da direita)
Sobre o Pocophone F1 by Xiaomi
O Pocophone F1, que em breve será dado a conhecer em pormenor aqui no Pplware, tem um ecrã de 6,18″ com uma resolução de 1080 x 2246 píxeis e proteção Gorilla Glass. O seu sistema operativo é o Android e a interface de utilizador é a MIUI 9.6, mas alterada pelo POCO Launcher.
O seu processador é o mesmo que equipa os smarphones Android de topo atualmente no mercado: o Snapdragon 845. A GPU é também a mesma Adreno 630, tem 6/8 GB de RAM e 64/128/256 GB de armazenamento interno.
Na traseira tem câmara dupla de 12 MP (f/1,9) + 5 MP (f/2,0) e grava a 2160p @ 30 fps. Na frente, a câmara é de 20 MP com abertura f/2.0. Tem ainda tecnologias como 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, USB Tipo-C e carregamento rápido Quick Charge 3.0. A bateria é de 4000 mAh.
Tudo isto por um preço que ronda os 330€, e brevemente apresentaremos a nossa análise completa.