Depois do anúncio durante o Google I/O 2016, há algum tempo que se esperava que a Xiaomi lançasse a sua Mi Box no mercado.
A espera terminou e a Xiaomi lançou, finalmente, a sua Box como primeiro produto da sua loja no mercado norte-americano.
A marca Xiaomi é conhecida por ser vendida, oficialmente, num leque restrito de países como a China, Índia e o Brasil, trazendo, por vezes, o seu sistema demasiado adaptado ao mercado chinês ou com grandes alterações em relação à versão base do Android, algo que nem sempre agrada a todos.
A marca chinesa muito tem resistido à expansão para outros mercados como o Europeu, onde já existiu uma loja oficial online bastante tímida e com um leque de produtos muito reduzidos. Este facto deu origem a muitas opiniões onde alguns apontam os problemas de patentes como uma barreira para a entrada da marca em mercados mais ocidentais.
Mas a mudar esta tendência, foi anunciada em Maio, durante o Google I/O 2016, a Mi Box, uma box Android fabricada pela Xiaomi com Android TV pronta a entrar no mercado americano, tornando-se assim no primeiro produto oficial da Mi Store nos Estados Unidos. Desde Maio que a Xiaomi tem trabalhado nesta nova box e chegou, finalmente, a hora de esta ser lançada.
A Mi Box está equipada com um processador Quad-core Cortex-A53 2.0GHz, um GPU Mali 450 750MHz, 2 GB de RAM DDR3 e 8 GB de armazenamento interno. Conta ainda com Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, Dual-band Wi-Fi 2.4GHz/5GHz, Bluetooth 4.0/3.0, som DTS 2.0+, uma porta HDMI, uma porta USB 2.0, SPDIF Out e um jack de 3.5mm.
Esta box apresenta ainda com duas grandes novidades. Em primeiro, suporta a reprodução de conteúdo 4K Ultra HD a 60 fps com standard HDR10, que promete melhorias na cor e no contraste, e som Dolby Digital Plus e DTS Surround Sound que oferece uma boa experiência de áudio. Em segundo, ao contrário do que é habitual na Xiaomi, não vem equipada com nenhuma interface personalizada mas sim com Android TV 6.0, sendo possível aceder a todo o conteúdo disponível na Play Store de forma nativa. Suporta também a tecnologia Google Cast que permite fazer a transmissão de conteúdo multimédia na televisão através do uso de um smartphone, tablet ou PC.
A Mi Box vem acompanhada por um comando Bluetooth com suporte para controlo por voz, que poderá também ser usado como controlo para os jogos do Android TV.
Esta nova box estará à venda no mercado americano por apenas 69$, tanto na loja oficial online como nas lojas Walmart, apenas na cor preta.
Resta apenas esperar que a Xiaomi lance também este novo produto na Europa, onde a marca já teve uma loja online oficial mas que, entretanto, já deixou de existir.