Tendo sido lançada como uma Custom ROM, a MIUI tem crescido ano após ano e é hoje uma das interfaces mais usadas do mundo Android.
Pouco depois de lançar a MIUI 9 para vários dispositivos, a Xiaomi anunciou agora que os desenvolvimentos da MIUI 10 já foram iniciados oficialmente.
Estando na base da história da Xiaomi, a MIUI foi o primeiro produto da marca chinesa, muito antes de esta ter enveredado no mundo dos smartphones. Desenvolvida inicialmente como uma Custom ROM, como tantas outras, rapidamente ganhou o seu espaço no mundo Android e conquistou muitos utilizadores.
Guiado pelo sucesso da sua ROM, a Xiaomi definiu então um percurso onde aliou o software ao hardware, com claras inspirações na Apple, tendo sido posteriormente apelidada de Apple da China.
Embora seja baseada em Android, esta interface tem um desenvolvimento muito próprio, que permite manter atualizados vários dos seus dispositivos, mesmo os mais antigos. As novidades no mundo Xiaomi são apresentadas então na forma de versão da MIUI, que é desenvolvida sob várias versões de Android.
A título de exemplo, a MIUI 9 está disponível para cerca de 40 dispositivos e tem como base as versões Android 4.4 Kit Kat, 5 Lollipop, 6 Marshmallow, 7 Nougat e 8 Oreo. As novidades chegam então com as novas versões da MIUI, desde que suportadas.
Xiaomi já iniciou o desenvolvimento da MIUI 10
Aproveitando um evento anual que se realiza nesta altura, a Xiaomi anunciou já algumas novidades na sua interface Android. Segundo a marca chinesa, após a atualização de cerca de 40 modelos para a MIUI 9, chegou agora a altura de começar a preparar as novidades para o futuro e de iniciar o desenvolvimento da MIUI 10.
Segundo Hong Feng, cofundador e vice-presidente da Xiaomi, esta nova versão deverá focar-se no machine learning e na inteligência artificial, duas componentes onde outras marcas, como é o caso da sua concorrente Huawei, já levam um grande avanço.
Além disso, a marca chinesa promete também pegar em algumas das novidades e funções da MIUI 9 que ainda carecem de melhorias.
Está então dado o primeiro passo para o desenvolvimento de várias novidades na MIUI, que pretende agora aproximar-se da concorrência numa área onde começa a estar atrasada. Fica agora a dúvida se com estas novidades poderá também estar finalmente a caminho uma assistente pessoal da Xiaomi, como já tanto se falou.