Os dispositivos móveis são hoje equipamentos capazes de substituir muitos outros aparelhos que temos lá por casa como é o caso do telefone, do comando da TV, Radio, aparelhagem, etc. Recentemente, com a disponibilização da primeira release candidate do XMBC, passamos também a poder “consumir” conteúdos do nosso tablet ou smartphones. Depois de já termos apresentado o XMBC para Raspberry Pi, para o Ubuntu e outras plataformas, hoje vamos conhecer o XBMC para Android.
Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função.
O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.
O XBMC tem já disponíveis alguns interessantes Add-Ons, dos quais se destacam:
- 1Channel
- Anarcintosh’s Icefilms
- BBC iPlayer 2
- dpstream
- Freecable
- fs.ua
- FTP Sources
- Icefilms
- Navi-X
- PBS
- Samba Sources
- Shared Library:
- TED Talks plugin works great.
- The Trailers plugin
- Tuxbox
- TVCatchup
- Tvlinks
Esta nova versão corrige muitos bugs detectados nas versões beta e o feedback por parte dos utilizadores tem sido fantástico. Nesta nova versão destaca-se:
- Suporte HD áudio, incluindo DTS-MA e Dolby True-HD
- Live TV e suporte PVR
- Suporte para 64 bit em sistemas MacOS e Linux
- Melhorias no suporte a imagens
- Suporte para Android
- Melhorias no suporte ao AirPlay
- h.264 10bit (aka Hi10P) video software
- Suporte melhorado para controlo via Windows e Linux
Entre outras novidades que podem ser consultadas aqui
O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, Android, entre outras plataformas. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo. Para quem tiver Raspberry PI veja aqui como instalar.
Nota: Além das novidades referidas, está também disponível o XBMCbuntu – uma versão semelhante ao XBMC Live (download aqui). Para as outras plataformas, pode fazer download aqui
Nota2: Para quem pretender instalar no Android, basta descarregar o .apk disponível abaixo. Não esquecer que devem activar no Android a opção Usb debugging.