A Meta tem dado ao WhatsApp funcionalidades que elevam o serviço de mensagens. Este não é apenas e só para troca de texto e já permite até que sejam partilhados ficheiros que só podem ser visualizados uma vez. Esta capacidade muda agora com uma simples alteração, que irá dar mais liberdade aos utilizadores do WhatsApp. Descubra o que está a caminho.
WhatsApp muda e dá liberdade aos utilizadores
Uma das funções mais utilizadas em aplicações de mensagens instantâneas como o WhatsApp são os ficheiros que só podem ser visualizados uma vez. Os ficheiros que só podem ser visualizados uma vez servem para partilhar informações confidenciais, mas também apresentam alguns riscos, especialmente se o destinatário tiver, por exemplo, dois dispositivos.
De qualquer forma, o WhatsApp até hoje, por questões de privacidade e segurança, apenas permitia a abertura destes ficheiros que pudessem ser visualizados uma única vez no dispositivo principal. Mas, como refere o Wabetainfo, a última versão beta do WhatsApp, especificamente a 2.25.3.7, já permite aos utilizadores visualizar anexos numa única visualização em dispositivos complementares.
Ou seja, se isto chegar à versão estável no futuro, quando receber ficheiros multimédia efémeros, como fotografias e vídeos, poderá visualizá-los não só no seu dispositivo principal, mas também em dispositivos secundários.
Ficheiros de visualização única em qualquer dispositivo
Isto tornará a vida muito mais fácil para o utilizador, que poderá visualizar estes ficheiros também noutros dispositivos, mas, por outro lado, pode abrir a possibilidade de a outra pessoa acabar por visualizar o seu ficheiro efémero quantas vezes quiser.
Se isto fosse estendido ao WhatsApp Web ou à aplicação WhatsApp para desktop, seria muito mais fácil guardar ou copiar este conteúdo efémero. Também pode haver outros truques, como desligar-se da Internet para visualizar o ficheiro efémero e depois continuar a visualizá-lo em dispositivos secundários. O WhatsApp terá de implementar medidas de segurança para garantir que tudo isto não é possível.
De qualquer forma, é sempre aconselhável nunca partilhar ficheiros efémeros de imagens ou vídeos privados, mesmo com pessoas que conhece. O bom senso é sempre a melhor ferramenta de segurança e deve ser utilizado por todos os utilizadores da Internet.