O WhatsApp tem estado em mudanças profundas, mostrando muitas novidades interessantes para os utilizadores. Estas melhorias tornam este serviço ainda melhor e mais adaptado aos utilizadores.
Uma das mais importantes está prestes a entrar em atividade, o que pode trazer problemas para alguns utilizadores. É hoje que o WhatsApp começará a eliminar as cópias de segurança mais antigas.
Foi em agosto que WhatsApp anunciou que as cópias de segurança dos dados das suas aplicações no Android iriam deixar de ser contabilizadas no Google Drive. Este passo resultou de um acordo com a Google.
Porque era necessário recuperar o espaço ocupado por estas cópias mais antigas no Drive, ficou acordado que, a partir de dia 12 de novembro, as cópias mais antigas seriam eliminadas. Assim, quem não tem as novas cópias ativas, arrisca-se a ficar sem elas de hoje em diante.
Como fazer uma cópia de segurança do WhatsApp
Para manter as cópias de segurança ativas e não perder histórico, é necessário ativá-las e realizar, pelo menos, uma nova. Para isso acedam às Definições, depois a Conversas e a Cópias de segurança. No final devem realizar uma cópia de segurança completa.
Existem outras opções que podem ativar, tornando essas cópias de segurança automáticas e periódicas, consumindo o mínimo de dados para serem efetuadas. Podem conhecer todas essas opções neste artigo do Pplware.
Importa alertar que este procedimento de cópia de segurança deve ser realizado apenas nos dispositivos Android. No caso do iOs, esses dados são armazenados no iCloud e não na cloud da Google.
Caso não façam esta cópia de segurança, ao serem apagadas as mais antigas, vão perder os dados. Se preferirem, podem simplesmente exportar essas cópias para um disco local e usá-las mais tarde.