Pplware

Transforme o seu Android num servidor web com o AndroPHP

Quando necessitamos de criar sites/conteúdos Web, temos de possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos.

As tecnologias web mais usadas é definitivamente o PHP e o MySQL, existem incontáveis projectos feitos nesta linguagem de programação, temos o exemplo do WordPress e o Facebook.

Um servidor web pode estar instalado num mero computador pessoal, deste que tenha instalado os softwares necessários devidamente configurados, mas como estamos na era dos equipamentos móveis, porque não usar o seu Android como servidor web?

Para criarmos um espaço típico de um servidor web, como mencionado, temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o AndroPHP.

Para quem usa Windows, deve certamente conhecer / usar o Xampp, que é um software completo Apache + PHP + MySQL com a plataforma de gestão web do MySQL, phpMyAdmin.

O AndroPHP é um servidor web para Android semelhante ao Xampp. Ao instalar o AndroPHP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:

Para além destes, vêm também activadas as extensões MySQLi, PDO, Mcrypt, Pcre, PDO MySQL / SQLite, Phar (um variante do Pear), CURL, entre outras que podem verificar pelo phpinfo().

Resumidamente tem um servidor web, um servidor de base de dados, uma interface web de administração do SGBD e um servidor de FTP, o essencial para criar projectos de nível médio ou mesmo alguns mais avançados.

Devido aos softwares estarem embutidos na aplicação não é possível aceder e alterar ficheiros do Apache, do PHP (como o php.ini) e do MySQL.

O servidor inicia automaticamente assim que executamos a aplicação, como a porta 80 está ocupada, esta usa a 8080. A porta pode ser alterada para qualquer uma outra que queiram, no entanto não há necessidade de o fazerem a não ser que esta deixe de funcionar por alguma razão.

  
O acesso aos projectos pode ser feito através do IP interno, pelo localhost, pelo IP local 127.0.0.1, por DNS ou pelo IP público (Wi Fi ou rede móvel), formas a que os programadores estão habituados.

Exemplo de um script PHP a funcionar com uma consulta à base de dados

O root é a pasta www, localizada no armazenamento interno ou no cartão SD, bastando então passar para lá os ficheiros dos vossos projectos e aceder normalmente pelo browser.

Também é possível mudar a localização do root do servidor e seria uma boa ideia colocar numa pasta de sincronização com algum serviço cloud, assim pode-se manter sempre os ficheiros sincronizados entre PC – equipamento móvel.

Existem diversas aplicações como esta no Play Store, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP, no entanto, esta foi a aplicação grátis mais completa e simples que encontrei.

Certamente ninguém irá transformar um smartphone ou um tablet num servidor web nativo, no entanto, apesar de actualmente os equipamentos móveis terem recursos muito bons, a autonomia continua a ser um problema para finalidades como esta.

Para uma demonstração rápida ou para fazer acabamentos de última hora de projectos, dará certamente bastante jeito.

Nota: Para fazerem login no phpMyAdmin usem como Username: root e como Password: deixem em brando.

   
anterior próxima

Já experimentou este ou outro servidor web para Android?

Considera que, num futuro, os smartphones ou tablets poderão servir de servidores caseiros?


Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android 2.2 +

Download: AndroPHP [14 MB]

Exit mobile version