Pplware

TOP 5 – Novidades do Android 5.0 L

Chegou uma nova versão do Android…é verdade! Designado simplesmente de Android “L” esta versão sofreu uma radical alteração ao nível da interface e há também melhorias significativas ao nível da performance.

O Android 5.0 L Developer Preview está já disponível para o Nexus 5 e 7 e o feedback do utilizadores tem sido muito positivo. Apesar de serem muitas as novidades desta nova versão, hoje apresentamos aquelas que consideramos serem as 5 melhores. Todas as novidades foram apresentadas no Google I/O.

1) “Material Design”

Como referimos esta nova versão do Android sofreu alterações significativas, bastante perceptíveis, ao nível da Interface. A Google descreve esta nova interface como “Material Design” (que segue o mesmo estilo do G+),  uma vez que é mais moderna, adaptada, funcional. com vários efeitos de transparência e mais fluída.

Esta mudança ao nível da interface é provavelmente uma das mais radicais alterações no sistema nos últimos anos.

 
2) Melhor gestão da bateria/autonomia

As baterias vão durar mais no Android L com o Project Volta! O projecto Volta consiste na criação de uma nova área do sistema que permite aumentar a vida útil de uma carga de bateria através do uso de diversos utensílios, sendo que ainda inclui ferramentas que ajudam os programadores a implementarem as suas aplicações para consumirem menos energia.

3) Notificações dinâmicas

O sistema de notificações sofreu também alterações. Além da interacção tradicional (deslizar para baixo), o Android 5.0 L apresentará as notificações, de forma não invasiva, em outros “lugares” do sistema…como por exemplo dentro das próprias aplicações.

Caso o utilizador não se adapte, há sempre forma de desactivar.

4) Para além dos smartphones e tablets

A esta altura todos nos sabemos que o target do Android não é apenas smartphones e tablets! Como anunciamos aqui, a Google está finalmente a desvendar as suas intenções e quer colocar o Android em todo o seu dia-a-dia como até no meio de transporte.

5) Chrome ganhou um Facelift

Com a alteração da interface, a Google pensou também em integrar as funcionalidades do Chrome neste novo ambiente. O Chrome terá uma gestão mais fácil, permitindo, por exemplo, que os utilizadores vejam facilmente e de uma forma centralizada todos os separadores.

Há outras aplicações que poderão tirar partido o “Material Design” pois são mais de 5000 APi’s que estão disponíveis com esta versão do Android.

E são estas algumas das novidades que despertaram interesse no novo Android 5.0 L. Não esquecer que Android 5.0 L terá também suporte para processadores a 64 bits, melhorias no suporte a GPU’s, suporte para Bluetooth 4.1, melhorias significativas ao nível do áudio, 3D multitasking, melhorias em várias aplicações (ex. Gmail), etc, etc.

Será este o melhor sistema operativo móvel da actualidade?

Exit mobile version