Com o smartphone sempre presente, muitos utilizadores querem usá-lo para monitorizar e monitorizar a sua saúde. Se muitos já o fazem com recurso a smartwatches e smartbands, há quem queira concentrar isso tudo num único dispositivo.
É aqui que a Google parece estar a trabalhar, para melhorar um elemento essencial e que todos os utilizadores do Android fazem. Quer melhorar o sono e para poderá passar em breve a monitorizar para a deteção do ressonar e do tossir.
Com uma profusão de sensores presentes num smartphone, é natural que estes sejam usados de forma constante, para recolher informação essencial dos utilizadores. As áreas onde podem ser usados são muitas e com diferentes níveis de utilidade, para diferentes fins num smartphone.
A Google quer explorar ainda mais esta área e tem já a ser preparada uma novidade para o Android. Estes smartphones em breve vão poder detetar dois elementos que podem influenciar uma boa noite de sono e até prevenir problemas para o futuro dos utilizadores.
As strings presentes acima foram encontradas na app Digital Wellbeing, que acompanha o Android. Estas referem claramente que vai ser monitorizado o ressonar e a tosse, associado a uma funcionalidade que a app Relógio já tem presente, o Bedtime mode, que foi melhorado no Android 13.
Esta parece que terá de ser ativada manualmente no smartphone do utilizador e terá uma utilização limitada a períodos de tempo bem específicos. Apensa quando o utilizador ativar o tempo de sono, o smartphone Android poderá ouvir e detetar a presença do ressonar e do tossir do utilizador.
Estas funcionalidades estão ainda em testes, mas espera-se que em breve possam ser abertas aos utilizadores do Android. Eventualmente, e como a Google já o fez no passado, irá primeiro ser aberta aos utilizadores que tenham os Pixel, alargando depois a todos.
A Google, com esta novidade, alarga ainda mais a utilidade dos smartphones com o seu sistema operativo. O Android elevará assim todas as funcionalidades e tornar-se mais útil para os utilizadores, dando nativamente o que outros só oferecem através de apps.