A Google tem dedicado muito tempo a melhorar e a dar novas funcionalidades às aplicações do Android. Para além de servirem de exemplo para os restantes programadores, servem também para mostrar a versatilidade deste sistema operativo.
O teclado da Google, por muito que a concorrência não queira, é um dos mais usado no Android. A culpa é da Google e das muitas novidades que lhe dá. A mais recente permite ter o teclado em qualquer ponto do ecrã, graças ao teclado flutuante.
Com os ecrãs dos smartphones a serem cada vez maiores, é natural que tenhamos problemas em usar os teclados com apenas uma mão e focados nos campos de texto onde queremos escrever.
Para ajudar nestes momentos, a Google resolveu mudar o Gboard, o seu teclado, e dar a possibilidade de ser usado como um teclado flutuante. Vejam como o pode usar já neste novo modo.
Como usar o teclado flutuante da Google no Android
O primeiro passo é mesmo a instalação do Gboard, caso não o tenham. De seguida, e em qualquer aplicação que tenha um campo de texto, só precisam de carregar no G (da Google) que está presente do lado esquerdo.
No modo de pesquisa, vão ter presente, à direita, 3 pontos, que vão dar acesso a outras definições e opções do teclado da Google. É por isso necessário que carreguem nesses 3 pontos.
Na zona onde antes estava o teclado da Google, vão ver agora surgir novas opções. Para além de terem já ai o teclado Unilateral, que o encosta a um dos lados do ecrã, vão ter também o que procuram, a opção Flutuante.
De imediato o teclado será liberto do final do ecrã, passando a poder ser movido para qualquer ponto do ecrã e/ou aumentado ou diminuído no seu tamanho. Claro que todas as restantes funcionalidades do Gboard estão ainda presentes.
Se são utilizadores do Gboard, o teclado da Google, então devem testar já esta novidade. Lembrem-se que devem ter esta app atualizada para a sua mais recente versão.