…a dispositivos móveis Android e iOS
As ferramentas que nos permitem gerir e apoiar remotamente os equipamentos que temos sobre nossa alçada são uma mais valia para todos os que têm essa tarefa em mãos.
Todos conhecem o TeamViewer e as suas capacidades de acesso remoto a equipamentos, quer para a realização de tarefas de gestão ou para a apoio aos utilizadores com problemas.
A vertente de acesso remoto deste serviço permite está disponível para uma grande variedade de sistemas operativos, faltando a presença do iOS e do Android para estar completo. A chegada do TeamViewer QuickSupport vem suprir de certa forma essa lacuna e dar aos donos de dispositivos que correm esse SO a possibilidade de receberem apoio externo.
O TeamViewer QuickSupport permite que os equipamentos que correm iOS e Android recebam ligações de clientes de Team Viewer, mas de forma um pouco diferente do que os restantes SO’s têm acesso.
Provavelmente por imposições do próprio sistema operativo, o TeamViewer QuickSupport não consegue que tenham a reprodução do ecrã do dispositivo onde está a correr, mas permite que sejam trocadas mensagens entre os dois pontos, facilitando assim o suporte e os pedidos de ajuda.
Com o TeamViewer QuickSupport os utilizadores podem trocar mensagens, receber ficheiros, partilhar o clipboard, configurar contas de email e rede sem fios ou receber perfis de ligação.
Não é de todo possível ver e controlar o ecrã dos dispositivos móveis, mas podem pedir ao utilizador que faça capturas de ecrã que depois são passadas para o Team Viewer.
Do lado do cliente TeamViewer que acede ao dispositivo com iOS ou ao Android é possível ter acesso a um vasto conjunto de informação sobre o equipamento a que estão a aceder.
A entrada no TeamViewer mostra as condições do equipamento, mostrando os consumos de memória, processador, bateria e espaço de armazenamento.
A troca de mensagens com o dispositivo remoto é também feita nesta interface e está sempre presente.
Os separadores seguintes são acesso à última captura de ecrã, e aqui podem também pedir uma nova, aos processos que estão a correr no sistema operativo, às configurações das contas de email, de redes sem fios ou perfis de ligação, e aos registos de sistema, onde podem encontrar erros das aplicações ou do próprio sistema.
O TeamViewer QuickSupport não é a solução perfeita para suporte, como a própria TeamViewer nos habituou, mas consegue ser bastante útil em processos de apoio a utilizadores com problema nos seus equipamentos móveis. É simples de usar, quer do lado de quem necessita de apoio como de quem o presta.
Usem o TeamViewer QuickSupport para conseguirem ajudar quem precisa ou para pedirem ajuda quando necessitarem. Não é perfeito, mas consegue de certeza salvar muita gente que necessita de apoio remoto.