Pplware

SuperSU foi eliminado da Play Store e é o fim da melhor app de root do Android

Os utilizadores Android que fazem root aos seus equipamentos conhecem de certeza o SuperSU e, provavelmente, já o testaram de forma exaustiva. Esta era a ferramenta indicada para desbloquear o Android e abrir assim o acesso a todo o sistema operativo.

O SuperSU estava a passar por alguns problemas e, aparentemente, acabou agora. O golpe de misericórdia veio ontem, com a sua retirada da Play Store, a loja de apps do Android. Esta app não deve voltar e termina assim uma das mais importantes apps de root.


O SuperSU foi durante muito tempo uma das aplicações mais importantes no mundo do root no Android. Com o ganhar de força do Magisk, e entre outras razões, Chainfire, o criador do SuperSU acabou por desistir de manter a sua app e entregou-a à CCMT, que nunca lhe deu o tratamento merecido.

A CCMT, que comprou o SuperSU não manteve o suporte que se esperava e que seria lógico e agora, um ano depois, a Google acabou por retirar esta app da sua loja de apps do Android.

https://twitter.com/topjohnwu/status/1045465701627113474

Curiosamente, a versão paga do SuperSU, o SuperSU Pro, ainda pode ser encontrada na Play Store. Esta versão adiciona pouco ao que se pretende numa ferramenta de root, mas o facto de ser paga acaba por dar aos utilizadores um extra de segurança.

Apesar de não se conhecerem os motivos porque o SuperSU foi retirado da Play Store da Google, é muito provável que esteja relacionado com a sua inatividade e pouca manutenção por parte dos seus gestores.

Para além deste abandono da loja, as contas das redes sociais do SuperSU estavam paradas há muito tempo e até o seu fórum oficial foi encerrado definitivamente há algum tempo.

Chega assim ao fim uma das ferramentas mais usadas e apreciadas por todos os que se dedicam ao root no Android. As alternativas existem e provavelmente até já estão a ser usadas. O Magisk ganhou o seu espaço e dificilmente será destronado.

Exit mobile version