A Samsung introduziu o conceito de barra de funcionalidades e apps rápidas puxada da lateral com os seus smartphones Edge. Agora não existe ecrãs “edge”, no conceito inicialmente criado, mas a opção mantém-se disponível e até já foi adotado por outras fabricantes, como é o caso da Huawei.
A Xiaomi será a próxima a trazer esta funcionalidade aos seus smartphones e à sua MIUI.
Xiaomi traz aos seus smartphones funcionalidade da Samsung
A barra de aplicações e funcionalidades rápidas lateral é uma opção muito útil para trabalhar com o smartphone com uma só mão. Facilmente são puxadas várias opções ou apps, das mais utilizadas, sem ser necessário aceder à lista de aplicações geral ou sem sequer sair da app em que se está.
A Samsung introduziu este conceito nos seus smartphones Edge, mas hoje é usada de forma natural por muitos utilizadores de smartphones de diferentes marcas. A Xiaomi será a próxima a ter esta opção disponível.
Uma atualização semanal da MIUI na ROM chinesa (versão V5.6.9-211028.0.1) tem já disponível uma caixa flutuante lateral para aceder então às aplicações ou tarefas rápidas.
Uma melhoria que vem graças a uma nova atualização semanal do MIUI China ROM 21.11.2, versão V5.6.9-211028.0.1. Uma atualização que adiciona aos telefones compatíveis que o instalam uma espécie de caixa flutuante de aplicativos e atalhos para acessar as funções mais comuns.
Segundo o que é descrito, esta opção é chamada de Smart Toolbox e poderá ser encontrada nas definições do smartphone em Ecrã sempre ligado e Ecrã de bloqueio. Tal como nos smartphones Samsung, esta opção acaba por ficar visível através de uma pequena barra encostada à lateral podendo ser posicionada onde for mais conveniente.
Nos smartphones da Huawei, por exemplo, para aceder a estas apps é necessário puxar o ecrã de uma qualquer lateral e aguardar que surja um pequeno ícone de quatro quadrados. Depois disso, surge então o menu.
Resta agora aguardar que a opção fique disponível de forma global.