Perder um smartphone pode ser uma situação complicada para qualquer utilizador. As marcas e até a própria Google têm uma forma de ajudar a encontrar estes equipamentos, mas dependem sempre que estes estejam ligados uma rede móvel ou a uma rede Wi-Fi.
Esta nem sempre é uma realidade e, por isso, muitos nunca são encontrados. A Samsung parece ter encontrado uma solução para os seus smartphones e ajudar os utilizadores. Estes já podem ser encontrados se estiverem desligados da rede.
Dilema de perder smartphones ultrapassado
Com a app Find my Mobile a Samsung dá aos seus utilizadores uma forma simples de encontrar os seus smartphones. Permitem que estes sejam desbloqueados mesmo que o utilizador esqueça o seu PIN ou o padrão de desbloqueio.
Esta é uma descoberta recente, mas muito importante para os utilizadores dos smartphones Samsung. A partir de agora a app para encontrar os smartphones perdidos da marca tem uma nova opção muito importante.
Mais simples encontrar os que estão desligados da rede
Esta melhoria vai permitir que os smartphones da Samsung possam ser encontrados mesmo que não estejam ligados a qualquer rede. Esta é uma situação infelizmente muito normal de acontecer e que impede estes de serem encontrados.
Com a nova opção ativada, bastará ao smartphone estar ligado. Todos os restantes Samsung que estejam na vizinhança e que o detetem vão comunicar essa informação para o serviço da Samsung. Podem ainda ser encontrados auscultadores e smartwatches que tenham estado ligados a esse smartphone.
Samsung resolveu um problema antigo no Android
Na verdade, esta não é uma novidade completa na indústria. A Apple, desde o iOS 13, que dá aos donos do iPhone a capacidade de encontrar os seus smartphones recorrendo a uma rede de apoio, criada por todos os restantes equipamentos.
Esta é uma novidade que outras marcas deviam copiar da Samsung no universo Android. Criar uma rede mais alargada para detetar equipamentos permitiria ser mais simples detetar e encontrar smartphones perdidos. Este poderia ser um papel que a Google poderia assumir no Android.